Mobilização Nacional Unificada pelo ACT e em defesa da Petrobrás chega a Refinaria de Paulínia (Replan)

#petroleiroemluta

Petroleiros do Litoral Paulista protagonizaram mais uma mobilização, na manhã desta quinta-feira (11), pelo Acordo Coletivo da categoria e em defesa da Petrobrás. O ato, que aconteceu na Refinaria de Paulínia (Replan), faz parte de um calendário de lutas nacional e unificado dos sindicatos que compõem a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

O movimento serve para pressionar a gestão da empresa para apresentar uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que atenda ao pleito da categoria e que não contenha retrocessos. Até o momento, descaso e desrespeito foram marcas preponderantes dessa negociação. A Petrobrás anunciou um lucro líquido de R$ 54,3 bilhões no segundo trimestre de 2022 e parte dele foi distribuído “generosamente” na forma de dividendos, mas para a categoria tem oferecido migalhas e uma enxurrada de ataques travestidos de “bondade e benevolência”.

A verdade é que além do sucateamento de todo o Sistema Petrobrás, o alto escalão quer dizimar os direitos a categoria para poder assim “abrilhantar os olhos” dos compradores. A privatização da empresa, às vésperas de uma eleição presidencial, segue em curso com foco nas refinarias. A manifestação de hoje serve também para dar um basta nessa ação comandada pelo atual governo que rifa o país a “preço de banana”.

A mobilização prossegue amanhã (12) no Edisen, no Rio de Janeiro.

Basta de tantos ataques! Por uma Petrobrás para os brasileiros!