Diretoria finaliza a terceira semana de agosto com atos em defesa da Petrobrás e do Acordo Coletivo

De 15 a 19 de agosto

A semana da Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista foi marcada por três atos em defesa da Petrobrás e do Acordo Coletivo, realizados em conjunto com FNP e FUP. A manhã de segunda-feira (15) começou com Plantão do DAP que é feito semanalmente de segunda a sexta-feira.

Na terça-feira (16) pela manhã, houve ato nacional da FNP e FUP na Repar contra a política de desmonte do atual governo e pelo Acordo Coletivo da categoria, além do início dos trabalhos de diálogo da diretoria com os petroleiros no Aeroporto de Jacarepaguá, que ocorre sempre de terça a quinta-feira. Na parte da tarde aconteceu o seminário de greve com reunião da diretoria da FNP com participação do corpo jurídico da Federação. No final do dia ocorreu a plenária nacional dos aposentados e pensionistas que contou com a participação dos secretários gerais da FNP, Adaedson Costa e Eduardo Henrique, e do presidente da FENASPE, Paulo Brandão. Em pauta, as reuniões temáticas que aconteceram com a Petrobrás, AMS e mobilizações.

Na quarta-feira (17) deu-se continuidade aos atos em defesa da Petrobrás e do Acordo Coletivo. A diretoria do Sindipetro – LP, em conjunto com FNP e FUP esteve na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) realizando mobilização ao lado dos trabalhadores da refinaria, que foi vendida muito abaixo do valor através do plano de privatização do governo Bolsonaro. O sindicato também participou da reunião com a empresa, às 19h, no Rio de Janeiro, para apresentação da proposta do ACT, proposta esta, que manteve os ataques à categoria.

A quinta-feira (18) iniciou com reunião de comunicação da FNP, que acontece semanalmente. No final da manhã ocorreu reunião local do sindicato com o RH da UN-BS para tratar de demandas das plataformas e do Edisa. Também houve reunião com a executiva da FNP para tratar da proposta da ACT.

Na sexta-feira (19) mais uma sequência de atos unificados foi continuada, dessa vez a FNP, FUP e a diretoria do Sindipetro estiveram na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) apoiando os petroleiros pelo ACT e contra o desmonte da Petrobrás. Também ocorreu reunião com a FNP para alinhamento das assembleias. A sexta também contou com panfletagem na RPBC e UTE-EZR para os petroleiros dos grupos 1, 2 e 3 convocando os trabalhadores para a assembleia que acontece na próxima terça-feira, 23 de agosto. O dia termina com panfletagem no terminal da Alemoa, em Santos.