Semana da diretoria começa com panfletagem na base e termina com proposta de ACT rejeitada

De 22 a 27 de agosto

A semana da diretoria foi marcada pela assembleia que rejeitou a proposta rebaixada de Acordo Coletivo da categoria. Os petroleiros demonstraram, através da negativa, que não estão para brincadeira.

A manhã de segunda-feira (22) começou com panfletagem na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, e apoio a assembleia promovida pelo Sintricom que tratou sobre os problemas dos trabalhadores da JRM. Assim como os petroleiros da UTGCA, os trabalhadores do Edisa, em Santos, RPBC e UTE-EZR, em Cubatão, também foram convocados para assembleia de terça-feira (23). O dia terminou com reunião da diretoria para alinhamento da assembleia do dia seguinte.

A terça-feira (23) foi um dia marcado pela realização das assembleias que rejeitaram a proposta da Petrobrás para o ACT, aprovaram a  contraproposta da FNP, greve e ajuizamento de mediação. Os pleitos ocorreram no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, na UTGCA, em Caraguatatuba, no Tebar, em São Sebastião, no Terminal de Pilões, em Cubatão, no Terminal de Alemoa, em Santos, e, também, na sede e subsede do sindicato e plataformas.

Na quarta-feira (23) os diretores do Sindipetro-LP prestaram apoio a greve dos trabalhadores do Centro Nacional de Controle e Logística (CNCL) da Transpetro, que também contou com a participação de FNP e FUP e dos Sindipetros de Caxias, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Eles estão mobilizados contra o corte do pagamento do adicional de operação da mestra nacional, previsto no novo ACT que vai reduzir os salários em 30%. A diretoria também deu sequência aos diálogos com os trabalhadores no Aeroporto de Jacarepaguá. A atividade, faça chuva ou faça sol, acontece semanalmente de terça a quinta-feira. Na quarta-feira, os dirigentes Marcelo Lima e Bento participaram de um Seminário com lideranças das plataformas do Norte Fluminense.

Já a quinta-feira (25) contou com mais um dia de trabalho de base no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Os dirigentes do Sindipetro-LP conversaram com os trabalhadores sobre os próximos passos do ACT após a assembleia que rejeitou a proposta da empresa, estratégias de mobilização, conscientização dos embates que estão por vir e a chantagem da gestão da empresa para pressionar a assinatura do acordo. No mesmo dia, como ocorre semanalmente, o Sindicato participou da reunião de comunicação da FNP.

Nesta sexta-feira (26), houve reunião dos departamentos jurídicos do sindicato e da FNP, sendo a do Sindipetro realizada pela manhã e a da FNP à tarde, além do planejamento dos trabalhos da diretoria para a próxima semana.

Mais cedo, a diretoria esteve conversando com os trabalhadores na Alemoa, acompanhada pelo atual representante da categoria no Conselho Administrativo (CA) da Transpetro, o petroleiro Homero Pontes, que concorre à reeleição neste ano. Os trabalhadores podem votar até domingo (28/08). Saiba mais aqui .

No sábado (27), os dirigentes estarão em Campinas participando da festa em comemoração aos 20 anos de fundação do Sindipetro Unificado. A luta sempre continua!