Petrobrás: Além dos dividendos, empresa é a mais valiosa do Brasil com R$ 460 bilhões; veja ranking

E a força de trabalho?

A Petrobrás vale cerca de R$ 460 bilhões, conforme dados do Status Invest com base nos indicadores financeiros da companhia. Com esse número, a empresa é a companhia mais valiosa de todo o Brasil. Logo em seguida no ranking, a Vale ocupa o segundo lugar com um valuation de cerca de R$ 336 bilhões.

Atualmente as ações preferenciais da Petrobrás estão cotadas a R$ 33,64, conforme preço de fechamento de sexta-feira (26). A companhia soma 15,6% de valorização desde o início de 2022.

Nos últimos cinco anos, foram 139% de alta nas ações, mantendo-a no topo do ranking de empresas mais valiosas do Brasil.

Com esses números, a petroleira estatal vale cinco vezes mais do que a 10ª companhia do ranking, a Eletrobras (ELET3) e mais do que o dobro do Bradesco (BBDC4), que ocupa a 5ª posição.

Veja mais indicadores da Petrobrás

Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE) de 39,3%
Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) de 30,9%
Margem Bruta de 50,8%
Margem Ebitda de 50,42%
Margem Líquida de 28,4%
Preço/Lucro de 2,72
Preço/Valor Patrimonial de 1,07
Valor de Firma (EV)/Ebitda de 1,84

Petrobras é maior pagadora de dividendos do mundo

Além de ocupar o posto de companhia mais valiosa do Brasil, a Petrobrás é a maior pagadora de dividendos do mundo. A companhia ocupa esse posto após distribuir um montante total de US$ 9,7 bilhões em proventos.

Com essa cifra, a petroleira ficou à frente de outras companhias gigantes, como Nestlé, Rio Tinto, China Mobile e Microsoft (MSFT34).

Esse dado foi retirado da 35ª edição do Índice Global de Dividendos, da gestora Janus Henderson, que analisa trimestralmente mais de 1,2 mil empresas em todo o mundo. Nesse estudo, analisa 90% dos dividendos pagos globalmente.

Além disso, a a Petrobrás é a única empresa brasileira entre as 10 companhias que mais pagam dividendos.

Vale lembrar que, além do montante elevado, a relação com o preço atual das ações é também é elevada. Dados do Status Invest mostram que o Dividend Yield (DY) da empresa é de 49,5%.

Assim, a companhia pagou, em dividendos aos seus acionistas, uma cifra que é quase metade do preço da ação. Ou seja, foram R$ 16,6 por ação distribuídos nos últimos 12 meses, sendo que a ação da Petrobras custa R$ 33,6.

Fonte: Suno