Vistoria na P-67 será parâmetro por melhores condições de trabalho e contra assédio nas plataformas

Operação Ouro Negro

O Sindipetro-LP, representado pelos diretor Bento e pelo coordenador geral do sindicato, Marcelo Juvenal Vasco, esteve do dia 30 (terça-feira) a 31 de agosto embarcados na plataforma P-67, participando da vistoria fiscalizatória da Operação Ouro Negro, feita por peritos e procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT-SP/RJ/Santos), auditores do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e do Ibama, em conjunto com a Anvisa. O procedimento serve para averiguar as inúmeras denúncias de irregularidades feitas pelos trabalhadores através do Sindicato e entender esses erros para evitar que ocorram no projeto Ouro Negro, coordenado pelo MPT. Saiba mais aqui.

A comitiva de autoridades, juntamente com o sindicato, desembarcou na quarta-feira, depois de uma série de apontamentos, ilegalidades e irregularidades levantados durante os dois dias de visita, averiguando as condições de trabalho dos petroleiros próprios e contratados da plataforma.

As ações que partirão da vistoria da Operação Ouro Negro na P-67 servirá de norte para mudanças nas demais plataformas do Sistema Petrobrás. O sindipetro pontuou junto à comitiva, sobre as denúncias de assédio moral nas plataformas, principalmente na P-67, onde são recorrentes as reclamações. O sindicato também elencou dentre os problemas na plataforma a falta de segurança devido ao quadro mínimo de operadores, que não está sendo respeitado na P-67 e em geral; sobre a importância da troca de turno sem limitação de tempo de 10 minutos; problemas com horas extras, geradas quando ocorre atraso de vôos; cursos e treinamentos durante o período de folga do trabalhador, dentre outros.

Nesta quinta-feira, o coordenador, Marcelo Juvenal e os diretores Bento e Marcelo Lima continuam em Jacarepaguá, repassando instruções, tomando demandas, denúncias e conversando sobre o acordo coletivo da categoria petroleira.

Estamos mobilizados, em defesa da Saúde e Segura dos trabalhadores!