Gestão da Petrobrás marca reunião com a FNP e seus sindicatos para a próxima segunda-feira (5/9)

ACT

Após receber ofício da FNP com a informação sobre rodada de assembleias, que rejeitaram amplamente a proposta da Petrobrás, empresa chama a FNP para reunião na segunda-feira (5/9).

A Federação Nacional já tinha começado a agir de acordo com o que foi aprovado nas assembleias.

O setor Jurídico entrou com protesto pela manutenção da data-base, que normalmente se faz nos últimos dias próximos ao fim da sua validade e aguarda retorno do Judiciário.

Na terça (31), a FNP enviou ofício à Petrobrás, solicitando a prorrogação do ACT e agendamento de reunião para a continuidade da negociação.

No dia 23/08, a FNP enviou para a empresa a Contraproposta, que foi referendada nas votações.

Mediação TST
Caso a Petrobrás se negue a negociar, mesmo diante da rejeição da Proposta, o Sindicato solicitará a abertura de mediação ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Usualmente, quando estabelecida a mediação, a empresa se compromete a prorrogar o ACT e o Sindicato a não deflagrar greve.

A partir daí, começa um processo de negociação mediado pela vice-presidência do TST.

Neste caso, há três alternativas de negociação no TST:

acordo entre as partes;
o juiz faz uma Proposta; ou
a mediação é encerrada sem acordo.
É importante frisar que, em qualquer situação, se houver nova proposta, ela será submetida às assembleias, que podem rejeitar, votar greve, etc.

Greve já está aprovada
Se a Petrobrás se negar a atender à Mediação, será enviado o Aviso de Greve e 72 horas depois é greve!

Nesta quinta (1/9), as duas federações, FNP e FUP, se reuniram para possível alinhamento de ações, considerando que apesar da rodada de assembleias nas bases da FUP só terminarem no próximo sábado, a ampla maioria está rejeitando a proposta da empresa. Frente a esta convocação da empresa, nova reunião das federações está agendada para o dia seguinte.

Sigamos atentos e mobilizados!

Mobilização
Para manter a pressão, um calendário de mobilizações está sendo organizado. Fique de olho nas notícias no nosso site e no site do seu sindicato.