Hierarquia privatista na Petrobrás engorda o caixa, serve o bolo aos acionistas e nega fatia a petroleiros

Robin Hood

Enquanto petroleiros amargam na luta por reajuste salarial e garantia de emprego no ACT, a lógica privatista dominante faz com que a estatal tire dinheiro do seu próprio caixa para beneficiar seus grandes acionistas privados. Não faz sentido econômico!

Pesquisa da Janus Henderson Investors (JH) divulga que no segundo trimestre deste ano, a Petrobrás foi a empresa que mais pagou dividendos no mundo! Foram US$ 9,7 bi em proventos distribuídos a acionistas. Ao governo brasileiro, a injeção serviu para melhorar as contas públicas justamente no momento em que Bolsonaro aumenta gastos.

A JH é do grupo britânico-americano, com sede em Londres, fundada em 2017 e é especializada em oferecer produtos financeiros para investidores. Se relaciona no mercado diretamente com os investidores ou através de consultores intermediários.

Para atrair cada vez mais investidores, a JH utiliza-se da divulgação de conteúdo exclusivo. Para isso, uma das ferramentas que usa é uma pesquisa trimestral do Índice Global de Dividendos. Veja o quadro mundial abril/maio/junho-2022 na 35ª edição:

Sem sentido econômico
Em análise feita pelo Observatório Social do Petróleo (OSP), a relação entre dividendos, lucro e despesa com pessoal na Petrobrás não tem o menor sentido econômico. Já pensou você ter uma fábrica e distribuir para seus sócios mais dinheiro do que obteve de lucro no mesmo período?

Enquanto isso, seus trabalhadores, que são os responsáveis por toda a riqueza que a empresa gera, perdem cada vez mais direitos e bonificações, ficando com uma parte irrisória se comparada ao volume que produzem.

O PPP virou Pagamento de Propina pela Privatização
A lógica privatista dominante hoje faz com que a empresa tire dinheiro do seu próprio caixa para beneficiar seus grandes acionistas privados, principalmente os estrangeiros. Eles ficam com a maior fatia do bolo, já que possuem 44,73% do capital total da Petrobrás contra 18,66% dos investidores brasileiros e 36,61% da União.

Isso significa menos dinheiro para investimentos na Petrobrás, que poderiam gerar empregos e renda para todos os brasileiros.

Não é possível permitir que a Petrobrás sirva apenas para gerar dividendos, massacrando seus empregados.

O Brasil precisa de uma Petrobrás gerando empregos e renda para os brasileiros!

Fonte: Sindipetro Rj e OSP