Petrobrás descumpre acordo e só reajustará salários dos não repactuados no mês de outubro

Empresa alterou repasse para a AMS em 50/50

O RH da Petrobrás não tardou em demonstrar a falta de compromisso com os petroleiros e descumpriu o acordo firmado com os sindicatos, que dizia que se a proposta da empresa fosse assinada até o dia 14 de setembro, as mudanças previstas para o ACT e reajuste de 8,73% pelo IPCA seriam contemplados no holerite do dia 25 de setembro.

No entanto, além de não repassar o aumento, a empresa cumpriu uma de suas ameaças para forçar a assinatura do ACT, e aumentou o repasse para a AMS para 50/50, mesmo essa mudança não estando na última proposta apresentada pela Petrobrás.

Diante dessa lambança feita pelo RH da empresa, os Não Repactuados só irão receber o reajuste retroativo a 1º de setembro no pagamento de 25 de outubro, assim como a restituição do desconto da AMS feito de forma irregular, também na mesma data. O mesmo será para os Repactuados, com a diferença que pelo acordo com a empresa, já receberam o reajuste pelo IPCA automaticamente. A FNP está tentando junto ao RH o lançamento de uma folha suplementar para corrigir o erro da Petrobrás, porém até o fechamento deste boletim não tivemos nenhuma resposta da empresa.

Para a FNP, ainda havia espaço para negociar com a Petrobrás, desde que a maioria dos sindicatos, incluindo os filiados à FUP, estivesse com disposição para lutar por aumento real, garantias de reajuste da AMS sem ser pelo VCMH e diminuir a contribuição do convênio médico, no mínimo, para 70x30, dentre outras reivindicações.

Apesar da disposição de luta da categoria de todas as bases dos Sindipetros coligados à FNP, que foram unânimes em rejeitar a última proposta da Petrobrás para o acordo coletivo de trabalho, as bases da FUP seguiram o indicativo de suas lideranças, abrindo mão de lutar por uma proposta melhor. Como um dos indicativos da FNP era assinar o acordo se a maioria das bases aceitasse a proposta, não houve como avançarmos sozinhos.

Parabenizamos todos os trabalhadores, da ativa, aposentados e pensionistas pela participação nas mobilizações, com especial destaque aos aposentados que estiveram em diversos atos promovidos pelo Sindipetro-LP e FNP, dando seu tempo e se dispondo a lutar juntos por um ACT melhor.
Saímos vitoriosos, pois tivemos provas de que a categoria do Litoral Paulista é unida e não foge à luta!