Sindipetro-LP prima pela transparência convocando associados (as) para assembleia de previsão orçamentária

Dia 27 de outubro

No próximo dia 27 de outubro será realizada a assembleia de previsão orçamentária na sede e na subsede do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. O pleito acontece às 17h, em primeira chamada, e às 17h30, em segunda chamada. Os associados e associadas do Sindipetro-LP irão deliberar sobre o exercício financeiro de 2023 (clique aqui).

A Diretoria do Sindicato, diferente do atual governo, prima pela transparência nas contas e não esconde dos sócios o que será feito com o dinheiro que é arrecadado mensalmente. Por isso, disponibiliza a planilha para a categoria e mesmo quem não faz parte do quadro associativo tem acesso aos números. A previsão orçamentária é o planejamento do Sindicato referente aos gastos e recursos que serão investidos para o próximo ano e assim que aprovado não é alterado.

Já o governo Bolsonaro não segue a mesma linha. Em 2019, durante a elaboração da Lei Orçamentária de 2020, o Congresso decidiu ampliar em outro tipo de emenda parlamentar, as chamadas emendas de relator-geral retirando uma grande parte do orçamento que era administrado pelos ministérios e passando para o Parlamento. A medida ficou conhecida como orçamento secreto. Até então, as emendas de relator eram usadas apenas para retificações especificas no orçamento. Os valores repassados deixaram de ser distribuídos de maneira igual entre os parlamentares e o relator-geral da Lei Orçamentária passou a incluir emendas sob o codinome RP9. O grande “pulo do gato” é que não há transparência sobre os critérios de distribuição desse dinheiro que deveria ser destinado à educação e saúde. Com isso, não se sabe qual congressista solicitou os recursos, para qual finalidade serão usados e quais pleitos foram contemplados. Esse mecanismo facilita a corrupção no país e a compra dos votos dos parlamentares. Essa movimentação financeira já está sendo apontada como o maior caso de corrupção do planeta (clique aqui).

A Diretoria Sindipetro-LP nada na contramão do governo e se orgulha de ter as contas aprovadas ano a no desde que empossou em 2015. Por isso, convoca sócios e sócias da ativa, aposentados e pensionistas para participarem do pleito.