Presidente da Petrobrás, Caio Mario Paes de Andrade, tem especialista em privatização como assessor

Alerta

O presidente da Petrobrás, Caio Mario Paes de Andrade, chamou um especialista em privatização para trabalhar como seu assessor. O economista Fernando Antônio Ribeiro Soares foi contratado em agosto, após participar do processo de capitalização da Eletrobras.

No governo de Michel Temer, em 2017, Soares era secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), no Ministério do Planejamento. Naquele ano, ele liderou um plano de demissões para reduzir o número de funcionários nas estatais, o que incluiu a Petrobras.

Soares foi assessor da Presidência da Eletrobras de 2021 à metade deste ano. Ele atuou no processo de capitalização e saiu da empresa após a privatização.

Em junho, ele escreveu um artigo no portal Jota cujo título era “Como se privatiza uma empresa estatal? Mitos e verdades”. Nele, Soares afirmou que “a Petrobras e as instituições financeiras não podem ser desestatizadas com base na Lei do PND” e que as empresas “requerem leis próprias, específicas de desestatização”.

Fonte: Metropoles