Sindipetro consegue audiência de mediação para tratar sobre câmera de monitoramento na sala de controle

UTGCA

Após várias tentativas sem sucesso em negociar com a gestão de RH da Petrobrás e com a gerência da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), a Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista se reúne, no próximo dia 18 de novembro, com a gestão da unidade em uma mediação no Ministério do Trabalho e Previdência para tratar sobre as câmeras de monitoramento instaladas na sala de controle operacional.

O equipamento foi colocado no mês de junho e desde então os gestores da unidade se recusam a negociar com o Sindicato e a apresentar o estudo do plano de mitigação de riscos que segundo eles justifica os motivos e necessidade do monitoramento no local. Diante disso, a Diretoria do Sindicato recorreu ao órgão para resolver o problema.

Os trabalhadores do setor têm se sentido desconforto e desgaste no ambiente de trabalho, além de constrangimento por estarem expostos dessa forma e por nunca ter havido anuência deles para esse tipo de conduta por parte da empresa.

A sala de controle nunca teve câmera de monitoramento. O local existe há mais de 10 anos e sempre foi operada e habitada sem que os trabalhadores tivessem a sua privacidade violada. Para piorar a situação, o gerente titular da UTGCA expôs os petroleiros em uma rede social denominada “workplace” mostrando que estão sendo vigiados “na colaboração de prevenção de eventos contra o patrimônio”. Isso é um absurdo já que fica nítido que tal postagem soa como se todos fossem atentar contra a empresa e as vidas!

A Diretoria do Sindicato entende que o equipamento é uma total violação ao procedimento próprio DI-1 PBR-00371 e contra a Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, entende também que esse "desconforto", provocado pela gerência, viola a privacidade dos trabalhadores e acaba afetando o bem-estar e a saúde mental dos que laboram na sala de controle, prevista na NR-17.