Cubatão terá a primeira unidade do país dedicada à produção de diesel 100% renovável e bioquerosene de aviação

RPBC

A primeira unidade do país inteiramente dedicada à produção de diesel 100% renovável e de bioquerosene de aviação (BioQAV), um tipo de combustível sustentável, será instalada pela Petrobrás em Cubatão (SP). Os combustíveis terão potencial de reduzir em até 90% as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com a Petrobras, a nova planta será instalada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e terá a capacidade de produzir 6 mil barris por dia (bpd) de BioQAV e 6 mil bpd de diesel 100% renovável, a partir do processamento de até 790 mil toneladas por ano de matéria-prima renovável.

A RPBC foi escolhida em razão da proximidade com o mercado da região Sudeste e da maior integração com o parque do refino nacional. A unidade terá tecnologias digitais, inteligência artificial e soluções voltadas para ampliar a eficiência energética da unidade, direcionadas para redução de emissões de CO2 e ganhos de performance. A previsão é que a unidade inicie sua operação em 2028.

Diesel renovável
O diesel renovável e o BioQAV são isentos de oxigênio, o que lhes confere qualidade superior e maior estabilidade. Além disso, são livres de enxofre e de outros contaminantes, contribuindo para o melhor desempenho. A nova unidade produzirá também nafta verde, produto de interesse do segmento petroquímico para produção de plásticos renováveis.

O diesel renovável e o BioQAV têm potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa entre 55% e 90 % em relação aos combustíveis derivados de petróleo, pois são oriundos de matérias-primas renováveis, como óleo vegetal e gorduras de origem animal.

O diesel renovável é o primeiro combustível da nova geração de produtos mais sustentáveis que a companhia começa a ofertar ao mercado consumidor. Segundo a Petrobras, ele já foi testado em frota de ônibus em Curitiba e os resultados confirmam as vantagens: a redução das emissões e o poder de ser usado nos sistemas projetados para óleo diesel.

BioRefino
O projeto integra o Programa de BioRefino da companhia, que faz parte do Plano Estratégico para o período de 2023 a 2027. O programa, segundo a Petrobras, receberá investimentos de US$ 600 milhões para o desenvolvimento de uma nova geração de combustíveis sustentáveis, com menor pegada de carbono.

Ainda segundo a Petrobrás, haverá a expansão do coprocessamento para produção de Diesel R, com conteúdo renovável, na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, e início do coprocessamento para produção de Diesel R nas refinarias Presidente Bernardes, em Cubatão (RPBC), na Refinaria de Paulínia (REPLAN) e na Refinaria Duque de Caxias (REDUC), no Rio de Janeiro.

Fonte: G1