Petroleiros do TEBAR definem tabelas para assembleia sobre manutenção ou mudança de Regime de Turno

Segunda fase

Os petroleiros do regime de turno do Tebar, em São Sebastião, escolheram na primeira fase das assembleias realizadas de 30 de novembro a 7 de dezembro a tabela  3, para o Regime de Turno de oito horas e a tabela 1 (um), referente ao turno de 12 horas.

Com esse resultado, a próxima etapa para escolha do Regime de Turno do TEBAR começou sábado (10), até o dia 19.

As assembleias que definirão o regime de Turno ocorrerão nas seguintes datas:

Quarta-feira - 14/12 às 15h Grupo 2
Sexta-feira 16/12 às 15h - Grupo 5
Segunda-feira 19/12 às 15h – Grupo 1
Ao final das assembleias, se ocorrer empate na votação, valerá o regime de turno atual, de oito horas

Indicativo
Vale lembrar que em todas as discussões de mudança de regime de turno, a diretoria do Sindipetro-LP indicou a manutenção do turno de oito horas. O mesmo indicativo segue para os grupos de turno do Tebar, porém, a escolha final será feita pela categoria.

O Sindipetro entende que a jornada de 8h preserva a vida e a saúde dos trabalhadores já que não os expõe a longos períodos de trabalho e ao que isso acarreta como, por exemplo, maior exposição a agentes químicos causadores de câncer, ocorrência de acidentes de grandes proporções ou perda auditiva significativa.

A extensão da jornada de 8 para 12 horas diminui o número de trocas de turno, mas aumenta a exposição dos trabalhadores em média 4 horas por dia trabalhado, e estudos mostram que essa extensão na exposição traz consigo mais cansaço, dificulta a concentração, queda da resistência imunológica e consequentemente mais acidentes do trabalho e mais doenças relacionadas ao trabalho. 

O sindicato preparou material para fundamentar as alegações favoráveis a manutenção do turno de oito horas, que podem ser acessados aqui e aqui). 
Participe das assembleias!