Sindipetro-LP completa 64 anos de luta e resistência comemorando o retorno do país ao campo democrático

Muitos motivos para comemorar!

Uma das mais combativas organizações sindicais do país, o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), comemora neste dia 19 de dezembro de 2022, 64 anos. Desde sua fundação, em 1958, o Sindipetro-LP é considerado uma das entidades trabalhistas mais influentes regional e nacionalmente.

A história mostra que durante os 21 anos da Ditadura, que prendeu, matou e causou o desaparecimento de trabalhadores, a categoria representada pelo Sindipetro-LP não abaixou a cabeça e seguiu lutando, apesar da forte repressão daquele período. Como não lembrar do primeiro dia do golpe de 1964, em 1º de abril, quando os petroleiros travaram uma greve na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) para impedir a entrada dos militares na unidade, e só abastecia veículos dos bombeiros e ambulâncias, mesmo diante de agressões do então Tenente-coronel Erasmo Dias. (Leia mais aqui). Esse período é muito bem retratado no documentário “Tudo ou Nada”, disponível no canal do Youtube do Sindipetro-LP.

A partir de 1973 quando o Sindipetro-LP passou a ser gerido por Pedro Gomes Sampaio, que reuniu companheiros de várias batalhas e trabalhadores mais jovens, a categoria voltou à lutas mais intensas e conquistou vitórias importantes, como a correção do auxílio-almoço e a incidência no 13º salário de 1/12 da Participação nos Lucros e da gratificação de férias.

Desde então a categoria petroleira que compõe o Sindipetro-LP têm sido referência de garra e luta por direitos trabalhistas, pela Saúde e Segurança dos trabalhadores e travou outras batalhas em defesa da Petrobrás estatal, como na grande greve de 1995, a maior da história petroleira, realizada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, que iniciou o processo de desmonte da Petrobrás. Foram 33 dias de paralisação na região da Baixada Santista e 32 em nível nacional. Outra greve de tamanha relevância foi a que aconteceu em 2015, contra a venda de ativos da Petrobrás, que teve a participação de todos os 17 Sindipetros do Brasil.

Os últimos quatro anos têm sido de intensos ataques e desmantelamento dos ativos da Petrobrás pelo atual governo, que apesar de deixar o poder em 31 de dezembro, conseguiu privatizar importantes ativos estratégicos para o país. Felizmente o povo brasileiro rechaçou esse projeto de governo e votou na última eleição contra a privatização de empresas estatais!

Financiado por seus sócios, os ataques aos trabalhadores e as entidades sindicais felizmente não abalaram a força do Sindipetro-LP, pelo contrário. Graças a base sólida de associados petroleiros, que atende aos chamados da diretoria para encampar as mais diversas mobilizações, em defesa do acordo coletivo e da Petrobrás, contra ataque aos direitos dos trabalhadores e em apoio a categorias parceiras, o Sindipetro-LP conseguiu se manter como uma das principais entidades combativas da região da Baixada Santista e nacionalmente, encabeçando ações para mobilizar parlamentares contra a privatização e sendo palco para os principais debates sobre Saúde e Segurança do Trabalhador, dentre outras frentes.

Nos seus 64 anos de história, o Sindipetro-LP esteve ao lado dos petroleiros nos piores e melhores momentos. Mesmo diante de tantas adversidades, nunca perdeu sua essência e permanece firme e forte para lutar contra os retrocessos em direitos conquistados com a luta trabalhista. E ainda há muito mais por vir!

Terminamos 2022 e recomeçamos em 2023 com esperança de dias melhores, com a categoria unida e motivada e um país de volta ao campo democrático. Caberá a nós, trabalhadores, mobilizados e atentos as ações do governo que foi eleito, conduzir os rumos do país para um futuro mais justo, mais igualitário. A categoria petroleira e o povo brasileiro podem contar com o Sindipetro Litoral Paulista para estar à frente dos próximos desafios!

Feliz aniversário Sindipetro-LP!
Feliz Natal, categoria, e um Próspero Ano Novo!

A luta continua!