Petrobrás bate recorde de depósito de patentes em 2022 junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial

Tecnologia

Com maior número de pedidos, empresa ficou em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo

A Petrobrás bateu pelo segundo ano consecutivo o recorde de pedidos de depósito de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com 128 novos pedidos depositados até o dia 30/12, superando os 119 depósitos de 2021. Na ocasião, a companhia bateu seu próprio recorde, de 95 depósitos, obtido em 2005. Com essa marca, a empresa mantém a posição de liderança entre depositantes nacionais: empresas, universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia. A empresa vem conquistando posições nesse ranking: passou do 5º lugar, em 2019, para o 2º, em 2020 e, desde o ano passado, lidera a os pedidos de patente.

“A Petrobrás é a uma das maiores agregadoras do ecossistema de inovação em energia do país. Por meio do Cenpes, e do nosso pessoal altamente capacitado, desenvolvemos tecnologias e firmamos parcerias com as principais instituições científicas e empresas de base tecnológica no Brasil e no exterior. Esses acordos são fundamentais para antecipar soluções, superar desafios e inovar, gerando os melhores resultados para o negócio”, afirma o diretor de Transformação Digital e Inovação, Paulo Palaia.

A Petrobrás é a empresa brasileira que mantém mais patentes ativas, com 1.100 depósitos no país. A maioria dos projetos relacionados aos 128 pedidos de 2022 foi desenvolvida para atender demandas de exploração e produção, refino, gás e energia, renováveis e projetos de desenvolvimento sustentável, como descarbonização e redução de emissões. O Plano Estratégico da Petrobras 2023-2027 prevê investimentos da ordem de US$ 2,1 bilhões em transformação digital e inovação e a meta de superar o número de 1.200 patentes ativas no Brasil em 2025.

Cenpes
Para dar suporte aos projetos de P&D,I, a Petrobras conta com o Centro de Pesquisas e Inovação Leopoldo Miguez de Mello, o Cenpes, que é um dos maiores centros de pesquisa da América Latina. São mais de mil colaboradores, pessoal altamente especializado, que têm à disposição 116 laboratórios, plantas piloto e mais de 4.700 equipamentos. Lá são testadas e desenvolvidas tecnologias aplicadas ao negócio e mais de 900 parcerias com empresas, universidades e instituições de ciência e tecnologia, formando um ecossistema de inovação com mais de 9 mil pesquisadores.

Conexões
Outro motor de inovação da empresa é programa Petrobrás Conexões para Inovação, que conecta a companhia com todo o ecossistema inovador, desde startups, universidades, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) até empresas. Dividido em módulos, ele reúne a diferentes formas de desenvolver, testar ou comercializar tecnologias com a Petrobras. Este ano, foram lançados mais de 100 desafios por meio do portal do Conexões para Inovação e firmadas mais de 60 novas parcerias superando o valor de R$ 140 milhões em investimento contratado.

Inovação
A Petrobrás foi a grande vencedora do Prêmio ANP de Inovação 2022. A empresa ficou em primeiro lugar em quatro das cinco categorias e finalista com 13 projetos em parceria com universidades, instituições de pesquisa e outras empresas. O prêmio reconhece os resultados associados a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que representem tecnologias de interesse do setor de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis, Petroquímica, Energias Renováveis, Transição Energética e Descarbonização.

Fonte: Portos e Navios