Aposentados da lida, não da luta, sua ação em defesa da Petrobrás e de nossos direitos fortalece a categoria!

Dia 24 de Janeiro, Dia do Aposentado

Hoje, 24 de Janeiro, Dia do Aposentado, é dia de relembrar a importância daqueles que por tantos anos contribuíram para o crescimento do país e da Petrobrás. Se hoje o Brasil consegue explorar petróleo a sete mil metros de profundidade, abaixo da camada de sal e ser autossuficiente nesse que é o recurso energético mais valioso do planeta, é graças a todos esses profissionais que passaram mais de 30 anos de suas vidas se dedicando a gerar riquezas ao país.

O problema é que no atual momento que vive o país talvez não haja tanto assim para comemorar, e sim lutar. Os ataques aos aposentados através da Reforma da Previdência, aprovada em 2019, estabeleceram um patamar quase impossível de ser alcançado pela maioria absoluta de brasileiros. Além de aumentar a idade mínima para 65 anos para homens e 62 para mulheres, também ficou decidido que o tempo de contribuição mpinima para receber 60% da aposentadoria seria de 20 anos aos homens e 15 às mulheres. Para quem pretende receber 100% de aposentadoria, além de contribuir ao INSS por 40 anos homem e 35 anos mulher, ainda terá que trabalhar até atingir a idade mínima.

Tais medidas econômicas impactarão diretamente os futuros petroleiros que solicitarem a aposentadoria especial. Agora o petroleiro que começou a contribuir com a previdência após a reforma deverá, dependendo do agente nocivo que for exposto, cumprir 25, 20 ou 15 anos de contribuição e ter de 55 a 65 anos, dependendo do nível de risco de sua atividade, para solicitar a aposentadoria especial.

São muitas as frentes que precisamos atuar para reverter minimamente os ataques aos aposentados petroleiros, incluindo os equacionamentos abusivos do Plano Petros, que diminuiu muito a renda dos nossos aposentados e pensionistas.

Para o sindicato, a atuação dos aposentados e pensionistas junto com os trabalhadores da ativa na defesa da Petrobrás e de nossas pautas, como reparação salarial, fim dos equacionamentos, melhora na AMS, dentre outras, é muito importante, pois além do histórico de enfrentamentos e experiência que trazem para nosso movimento, são numerosos e demonstram a união da categoria. Quando o aposentado conquista uma vitória toda categoria se beneficia, mas o contrário também acontece. Os ataques ao nossos direitos e benefícios impactam e muito a vida dessa grande parcela da categoria.

Neste 24 de janeiro, o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista parabeniza aqueles que de forma corajosa tanto lutaram para garantir um país melhor a seus filhos e netos, e deseja a todos um futuro de muito sucesso e reconquista de direitos.