PRAZO PARA AUTORIZAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É ATÉ 7/03. AUTORIZE, OU FAÇA MELHOR: FIQUE SÓCIO!

Fortaleça a luta!

Como todos sabem, com a Reforma Trabalhista, a contribuição sindical anual deixou de ser obrigatória e passou a ser opcional. Na Petrobrás os trabalhadores podem optar pelo desconto de um dia de trabalho anual, autorizando o desconto pelo botão compartilhado, até o dia 7 de março. Vale lembrar que os associados do sindicato não precisam optar pelo desconto da contribuição sindical, pois já contribuem o ano todo.

O desconto da contribuiçãosindical será efetuado na folha de pagamento do mês de março, no valor equivalente a um dia de trabalho, para defesa dos direitos dos trabalhadores.

A contribuição sindical é bem-vinda, pois o sindicato tem muitos gastos para dar todo suporte aos trabalhadores. Sócios ou não, todos são beneficiados pelo trabalho do sindicato. Porém, mais importante do que o desconto anual é o trabalhador fortalecer a luta da categoria, filiando-se ao sindicato. Para se associar é fácil, é só acessar o site do Sindipetro-LP, clicando na barra “Sindicalize-se” preencher a ficha de inscrição mandar por e-mail para secretaria@sindipetrosantos.com.br ou entregar pessoalmente na sede   em Santos ou subsede em São Sebastião.

É graças ao trabalho do sindicato, mobilizando a categoria e atuando politicamente, que até hoje o Edisa Valongo continua sendo base operacional das plataformas, pois a despeito da reestruturação das atividades nos prédios administrativos feita nos últimos anos pela gestão da Petrobrás nos governos de Michel Temer e de Jair Bolsonaro, em todo o Brasil, a unidade Valongo só permaneceu em Santos depois de muito trabalho político e mobilização dos trabalhadores, que não param.

Quem não lembra do estudo que o Sindipetro Litoral Paulista encomendou ao Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps) sobre os impactos da saída do prédio administrativo da Petrobrás do Valongo ao comércio do entorno? Esse estudo foi importante para que todas as frentes em defesa da permanência do Edisa fossem criadas e impedissem a saída das atividades da UN-BS da região.
Semanalmente, de terça a quinta-feira, um diretor do sindicato é escalado para acompanhar o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas, para dar suporte às demandas desses trabalhadores, que por ficarem muitos dias isolados nas embarcações, passam por diversas situações que precisam de ações imediatas.

Foi com esse trabalho que denunciamos os surtos de covid-19 nas plataformas, agindo para que a empresa criasse protocolos para isolamento preventivo e testagem dos trabalhadores antes de embarcarem; reverteu as demissões e punições por participação de petroleiros em mobilizações e greve; denunciou assédio de gerentes que agiam como donos da vida dos trabalhadores, colocando todos em risco, dentre outras situações.

No Litoral Paulista a categoria petroleira tem histórico de lutas e conquistas e é graças a essa tradição que temos um dos maiores índices de filiação dentre os sindicatos de petroleiros, mas podemos melhorar.
Aos associados, temos uma gama de serviços gratuitos para oferecer: Assessoria Jurídica, Médico do Trabalho, wpsicóloga, dentista, aulas de dança, pilates, de violão e teatro, estacionamento e barbearia são alguns exemplos dos serviços encontrados no sindicato.

Associe-se ao Sindipetro-LP e fortaleça a categoria!