Operação Ouro Negro sobe a bordo da Plataforma de Mexilhão para averiguar denúncias de irregularidades

Trabalho conjunto

Na próxima semana acontece na plataforma de Mexilhão, abrangida pelo Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista,  auditoria feita por peritos e procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT-SP/RJ/Santos), auditores do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e do Ibama, em conjunto com a Anvisa e Sindipetro-LP. O procedimento serve para averiguar as denúncias de irregularidades feitas pelos trabalhadores através do Sindicato e entender esses erros para evitar que ocorram no projeto Ouro Negro, coordenado pelo MPT.

O procedimento já foi feito na P-66 e P-67 que também contavam com irregularidades. A plataforma de Mexilhão também foi alvo da má gestão da UN-BS e da gerência da unidade. Um triste exemplo disso foi a morte de um trabalhador terceirizado vítima da negligência da empresa.

O Sindipetro-LP orienta que os trabalhadores não se calem e denunciem todo e qualquer tipo de irregularidade via whatsapp (clique aqui), ou liberados que dão plantão semanal no aeroporto de Jacarepaguá. Além disso, orienta também os embarcados da plataforma  para exporem questões que não foram apresentadas ao Sindicato aos peritos do MPT para que eles abram sindicância para punir a gestão da UN-BS.

Vale destacar que o coordenador geral do Sindipetro-LP, Fábio Mello, e o coordenador de Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Marcelo Juvenal Vasco, estarão presentes na auditoria assim como aconteceu nas demais. Na P-66 os diretores Marcelo Lima e Marcelo Juvenal subiram a bordo e na P-67 os diretores Marcelo Juvenal e Bento embarcaram para acompanhar de perto as verificação das irregularidades.

A Operação Ouro Negro realiza ações de inspeção, fiscalização e auditoria em plataformas Offshore de exploração e produção de petróleo e gás natural que atuam em águas nacionais. O trabalho conjunto da Operação Ouro Negro serve para manter e reforçar ações que têm o objetivo de promover cuidados relacionados aos direitos e à saúde do trabalhador, à vigilância sanitária e ao meio ambiente.