Redução do preço do diesel é momentânea graças à política de Preço de Paridade de Importação (PPI)

Alerta

A Petrobrás anunciou a redução do diesel a partir desta quarta-feira (8/2). Segundo a empresa, o valor do litro do combustível passou de R$ 4,50 para R$ 4,10. No entanto, a redução de 8,2% será mantida por pouco tempo. Enquanto o valor do nosso combustível estiver atrelado à política de Preço de Paridade de Importação (PPI), continuará aumentando.

Segundo Eric Gil Dantas, do Observatório Social do Petróleo (OSP) e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), a redução do preço do diesel foi feita estritamente a partir do PPI. “Houve uma diminuição do preço no mercado internacional desde o dia 30 de janeiro e foi caindo nos dias posteriores, aumentando cada vez mais o sobrepreço em relação ao mercado internacional”, explica.

No entanto, não há perspectiva de grandes mudanças no mercado internacional. Para Eric, até agora, as restrições às importações ao diesel russo não geraram aumento de preços internacionais, por isso, este valor deve-se manter estável, ao menos no curto prazo.

Como pagamos preço de produto importado pelo combustível produzido no Brasil - política de preços, que começou no governo Temer e foi mantida por Bolsonaro -, o combustível irá aumentar. “O preço nas refinarias ainda está seguindo o PPI e o diesel ainda está tão caro quanto no primeiro semestre do ano passado - quando era um grande problema. Mas com as isenções tributárias, o consumidor final sente menos o problema”, esclarece Eric.

Contudo, ainda não temos motivo para comemorar. Eric ressalta que essa redução gera um custo fiscal para a União (no caso do diesel e do GLP) e para estados e municípios (no caso da gasolina). “As isenções de tributos federais na gasolina acabarão no fim deste mês, o que torna urgente a resolução do problema do PPI. Se continuarmos atrelados ao PPI, a gasolina aumentará, numa paulada só, R$ 0,69 no início de março”, alerta.

Para o economista, sem o PPI seria possível cobrar valores consideravelmente menores, o que permitiria a retomada da cobrança dos impostos sobre os combustíveis fósseis, e a normalização das contas públicas dos três entes federativos.

Lembramos que acabar com o PPI foi um compromisso assumido por Lula durante sua campanha para presidente e isso é crucial para controlar a inflação do país e trazer um pouco mais de dignidade para milhares de famílias, que sofrem com o preço abusivo dos combustíveis, cada dia mais caros, sem falar no preço do gás de cozinha. Afinal, o preço do diesel e da gasolina é determinante no valor final de tudo que consumimos.

Fonte: PPI