Operação Ouro Negro: Dirigentes do Sindipetro-LP sobem a bordo de Mexilhão para acompanhar vistoria

Irregularidades

Aconteceu entre os dias 07 e 09 de fevereiro na plataforma de Mexilhão vistoria feita por peritos e procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT-SP/RJ/Santos), auditores do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e Sindipetro-LP. O procedimento serviu para averiguar denúncias de irregularidades feitas pelos trabalhadores através do Sindicato que serão agora apurados pela Operação Ouro Negro, coordenado pelo MPT. A vistoria também serve para buscar soluções para os problemas e assim adequar o trabalho a bordo.

O procedimento já foi feito na P-66 e P-67 que também contavam com irregularidades. A plataforma de Mexilhão também foi alvo da má gestão da UN-BS e da gerência da unidade. Um triste exemplo disso foi a morte de um trabalhador terceirizado vítima da negligência da empresa.
Vale destacar que o coordenador geral do Sindipetro-LP, Fábio Mello, e o coordenador de Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Marcelo Juvenal Vasco, estiveram presentes na auditoria assim como aconteceu nas demais. Na P-66 os diretores Marcelo Lima e Marcelo Juvenal subiram a bordo e na P-67 os diretores Marcelo Juvenal e Bento embarcaram para acompanhar de perto a verificação das irregularidades.

Um dos poucos altos da visitação foi o encontro inédito entre os embarcados e os dirigentes do Sindipetro-LP no auditório da plataforma para um diálogo. Esse protagonismo é reflexo da mudança na política gerencial da empresa e das lutas travadas nos últimos seis anos pelos representantes dos trabalhadores. A força de trabalho está voltando a ser o foco principal do Sistema Petrobrás, bem diferente das gestões anteriores.

Na oportunidade foi discutido o fortalecimento da unidade dos trabalhadores com o Sindicato e preparação para a retomada dos direitos no Acordo Coletivo da Categoria (ACT). Os dirigentes também destacaram que não haverá avanço se a categoria não estiver unida e com disposição de luta. Apesar da mudança do governo e da gerência da empresa, que foi construído também pelos petroleiros, nenhum direito veio de “mão beijada”.

A Operação Ouro Negro realiza ações de inspeção, fiscalização e auditoria em plataformas Offshore de exploração e produção de petróleo e gás natural que atuam em águas nacionais. O trabalho conjunto da Operação Ouro Negro serve para manter e reforçar ações que têm o objetivo de promover cuidados relacionados aos direitos e à saúde do trabalhador, à vigilância sanitária e ao meio ambiente.