Sindipetros relatam drama do caos aéreo nos embarques para plataformas capixabas, fluminenses e paulistas

Live

Diretores sindicais de quatro entidades que representam as bases petroleiras que atuam em plataformas dos estados do Espírito Santo, Rio  de Janeiro e São Paulo fizeram, na noite de ontem, no programa NF ao vivo, um diagnóstico dos transtornos enfrentados pelos trabalhadores em razão dos atrasos e transferências de voos nos embarques.

Os relatos são de esperas nos aeroportos que podem perdurar por todo o dia, falta de acesso à alimentação, problemas nas hospedagens, sensação de insegurança em relação às aeronaves, não pagamento de horas extras, entre outros. As lideranças apontam a necessidade de promover mobilizações e aumentar a pressão sobre a Petrobrás e demais responsáveis pela resolução do caos na logística.

As denúncias e cobranças foram feitas pelos sindicalistas Wallace Ouverney (Sindipetro-ES) [que substituiu Valnísio Hoffmann, que teve um contratempo], Alexandre Vieira (Sindipetro-NF), Mateus Ribeiro (Sindipetro-RJ) e Marcelo Lima (Sindipetro-LP), diretores das mesmas entidades que chamaram, de modo conjunto, na última segunda-feira, uma setorial online com todas as suas bases para debater a situação crítica enfrentada pelos trabalhadores.

Entre as reivindicações da categoria estão o aumento da frota de aeronaves; uma maior fiscalização da manutenção preventiva; a garantia de pagamento de Horas Extras no mês subsequente; o reembolso dos custos com passagens; o envio diário de relatório de disponibilidade de aeronaves; a garantia de que a espera não ultrapasse quatro horas nos aeroportos; e a garantia de alimentação em caso de espera superior a três horas.

Também está definido o chamamento de um dia nacional de assembleias e lutas contra o caos logístico, a manutenção de negociação conjunta com a empresa e a manutenção de uma comunicação unificada sobre esta negociação.

O programa NF ao vivo é uma interação semanal do Sindipetro-NF, todas as quartas-feiras, às 19h30, pelo Facebook e pelo Youtube. Todas as edições ficam disponíveis nesta playlist.

Fonte: Sindipetro NF