Com agenda cheia, diretoria do Sindipetro acompanhou a Operação Ouro Negro e participou de live

De 06 a 10 de fevereiro

A segunda semana do mês de fevereiro foi marcada pelo embarque dos diretores na plataforma Mexilhão para acompanharem a Operação Ouro Negro. Também estiveram na RPBC para mobilização e trabalho de base, participaram de live em conjunto com outros Sindipetros, além de todas as reuniões e compromissos semanais.

Na manhã de segunda-feira (6), os representantes da União Sindical de Cubatão e a Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão, encabeçaram uma mobilização na Refinaria Presidente Bernardes (RBPC), em Cubatão. Em pauta, a política de contratação, unificação de salários e benefícios e respeito às entidades sindicais. Em paralelo acontecia a reunião dos diretores FNP do Sindipetro-LP. Também foi iniciado o plantão semanal do DAP, de segunda a sexta, e aconteceu a reunião da diretoria na sede e subsede do LP. Ao final do expediente ocorreu a reunião setorial para tratar do caos na logística de embarques dos trabalhadores.

Na terça-feira (7) a diretoria iniciou o trabalho de base no Aeroporto de Jacarepaguá, que dura até quinta. Além disso, o coordenador geral do Sindipetro-LP, Fábio Mello, e o coordenador do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Marcelo Juvenal Vasco, embarcaram à bordo da Plataforma Mexilhão para acompanhar a Operação Ouro Negro, que promoveu a auditoria realizada por peritos e procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT/SP/RJ/Santos). Na RPBC, o secretário geral da FNP, Adaedson Costa, e os diretores do Sindipetro-LP, Gilberto da Conceição e Eberton Masuzzo, também fizeram trabalho de base. Agora, com a catraca de todas as unidades liberada para os dirigentes sindicais, eles puderam visitar vários setores e ouvir a demanda de diversos petroleiros. Com a liberdade de aprofundar o trabalho de base, foi conversado com os trabalhadores sobre importância da organização de luta mesmo diante da mudança na direção da Petrobrás.

Na quarta (8), o diretor Marcelo Lima, participou de uma live promovida pelo Sindipetro Norte Fluminense (NF), em conjunto com os Sindipetros do Espírito Santo (ES), e Rio de Janeiro (RJ), cuja pauta é o caos na logística de voos nas unidades offshore, que são bases do ES, NF, RJ e LP. A conversa pode ser acompanhada através desse link

A quinta (9) foi o último dia de trabalho da diretoria no Rio de Janeiro nesta semana, e também participaram da reunião de comunicação da FNP.

Na sexta-feira (10), pela manhã, os dirigentes do Sindipetro Litoral Paulista realizaram, na RPBC, panfletagem com a edição 145 do boletim “O Petroleiro”. Após isso, ocorreu reunião do jurídico do LP e reunião da FNP para falar sobre transferências. Ao final, ocorreu uma reunião presencial com trabalhadores recém-transferidos do Nordeste para a RPBC e a reunião de alinhamento dos trabalhos da diretoria.