Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista tem semana de assembleias, trabalho de base e reuniões

De 6 a 10 de março

Esta foi uma semana bem atarefada para os diretores do Sindipetro-LP. Além das atividades rotineiras, o Sindipetro participou de assembleias, reuniões e audiência de mediação.

Na segunda-feira (6) ocorreu a assembleia com os trabalhadores do Grupo 2 da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e da Usina Termoelétrica Euzébio Rocha (UTE-CBT), em Cubatão, para deliberar as condições oferecidas pela gestão da empresa na parada de manutenção. Na segunda, as assembleias ocorreram pela manhã, tarde e noite.  O plantão do DAP, que ocorre sempre de segunda a sexta, foi realizado.

Na manhã de terça (7), o sindicato realizou trabalho de base no Aeroporto de Jacarepaguá, que acontece entre terça e quinta. Lá, os diretores do LP entregaram boletins e ouviram as demandas dos trabalhadores. Além disso, teve reunião para apresentação da entidade sindical aos novos empregados da RPBC, e a realização da Ciplat da plataforma P-68. À tarde, houve a reunião da FNP e assembleia na sede e subsede do Sindipetro, cuja pauta era aprovação ou não do convênio com INSS para descontos na mensalidade associativa nos proventos do INSS de 1.

Na quarta-feira, 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres, foi feita a última rodada das assembleias, desta vez com o Grupo 4, para tratar da parada de manutenção na RPBC e UTE-CBT. O diretor de comunicação, Marcelo Lima, esteve no Edisa realizando trabalho de base.

Quinta (9), a gestão da empresa se reuniu com a Diretoria do Sindipetro para apresentar proposta sobre a parada de manutenção. O encontro aconteceu depois que o Sindicato notificou a RPBC do resultado das assembleias que foram realizadas na unidade. Os trabalhadores deliberaram greve caso o pleito sobre o THM e horas extras não fossem atendidos. Diante disso, no mesmo dia, foi iniciada iniciou uma nova rodada de assembleias para que a força de trabalho apreciasse a proposta. Em paralelo a isso, foi realizado na sede, em Santos, o laboratório de mudanças de SST com os pesquisadores, e a reunião de comunicação da FNP. A diretoria do Sindipetro-LP também participou do lançamento da chapa 1 do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos e Litoral Norte (Sintricon).

Já na sexta (10), os diretores participaram da audiência de mediação sobre desjejum e da reunião local com o RH da UTGCA, e de manhã houve assembleia dos grupos de Turno e ADM e, à tarde, Turno. Por fim, houve uma reunião com o Deputado Federal Carlos Zarattini (PT – SP) e o Vereador de Santos, Chico Nogueira (PT), acerca da retomada dos embarques na Baixada Santista e da transferência da área portuária de volta para o Terminal da Alemoa.