Por descaso da chefia, caos se instala na P-67 e trabalhadores perdem direito de se “aliviar” em condições dignas

Absurdo

A coisa anda de mal a pior na P-67.  A “bola da vez” é que a rapaziada não tá conseguindo “se esvaziar” de forma decente.  Há meses os banheiros coletivos da plataforma estão precisando de melhorias, mas “chefarada” segue ignorando o problema já que o sanitário deles tá garantido. Eles não saem do casario e por isso, usam os banheiros de seus camarotes a qualquer horário do dia. Lá é tudo limpinho e funciona bem.

Quem trabalha na área se lasca todinho e fica trançando as pernas até conseguir usar os poucos sanitários decentes que tem na unidade. A hora do “xixi” se torna uma verdadeira maratona já que a plataforma tem quase 300 metros. Imagina a cena... O trabalhador saindo apertado do castelo de proa, passando por escadas, caminhando por toda Avenida Brasil concentrado para não ocorrer nenhum "incidente" e quando chega ao casario dá de cara com banheiros interditados ou mesmo ocupados, pois a quantidade dos reservados no projeto da plataforma já é pequena, e os outros banheiros que sobram ficam super utilizados. É tipo fila do SUS. Um sufoco danado! O peão começa a suar de desespero aguardando chegar a vez. E não da nem para ir para os camarotes porque lá tem os colegas do turno dormindo.

Há banheiros no casario que estão interditados, com mau funcionamento, sem trancas ou com fechaduras improvisadas, sujos, anteparas com furos, pisos cerâmicos soltando e que um odor de urina terrível, que mais parece um banheiro de boteco! Só falta a cachaça e uma jukebox para o cenário ficar completo! Na praça das máquinas só tem um banheiro e tá com indicação de interditado e só tem ele e não tem feminino. O operador da praça tem que subir 6 pisos para tentar encontrar “uma casinha”. Tô vendo a hora que a rapaziada vai receber um penico ou sonda para resolver a questão.

As mulheres passam por um agravante nessa situação. Muitas vezes são obrigadas a conviver com os colegas que usam suas ocupações. Isso jamais deveria acontecer já que é tentar “tampar o sol com a peneira”. O que tem que ser feito é pressionar a chefia para resolver ou começar a usar o banheiro dos gerentes para eles verem o que é ter que ficar esperando a vez em uma fila.

As lideranças e o gerente do Ativo de Tupi devem tomar vergonha na cara e resolver essa questão. Como fica embarcado nessa situação? Eles deveriam se importar com as condições de higiene e de trabalho de todos e mandar consertar e limpar os banheiros.

A coisa já começa errada quando projetam as plataformas porque esquecem que a empresa também conta com mulheres no quadro funcional e que é importante ter banheiro perto das áreas operacionais. Além disso, que tem que ter banheiro para todo mundo usar. Já pensou se tem uma DTA nesse lugar? Vai ter gente se aliviando no mar ou implorando para desembarcar.

Eu tô bem pistola com essa situação. Se a Operação Ouro Negro subisse hoje a bordo já teriam consertado. É importante que a companheirada continue denunciando para que situações como essas não se tornem ainda mais rotineiras.