Petroleiros do turno e ADM da RPBC avançam em negociação do THM e aprovam proposta da empresa

Força da categoria!

Os petroleiros dos grupos de turno e ADM da RPBC e UTE Euzébio Rocha aprovaram, por ampla maioria, a proposta da Petrobrás para a Parada de Manutenção da refinaria.

A proposta surgiu após a categoria realizar setoriais para discutir o Total de Horas Mensais (THM) de 200 horas, que seria imposta na RPBC durante a para parada de manutenção, e decidir em assembleias entrar em greve, caso isso não fosse negociado. Além de THM de 168 horas, os trabalhadores exigiram que as horas extras geradas durante a parada de manutenção fossem pagas no mês seguinte e não acumuladas no banco de horas.

A proposta da empresa para não haver greve foi: THM de 168 horas durante a fase 1 da parada de manutenção, que consiste em liberação dos equipamentos parada da unidade; manutenção do THM de 168 na fase 3, na partida e entrada de produção das unidades; e na fase 2, que é da manutenção propriamente dita, a proposta da empresa para os trabalhadores do turno é o THM de 200 horas. O principal ponto da proposta, que atende o pleito dos trabalhadores, foi o acordo de pagamento das horas extras geradas durante todas as atividades da parada, para todos os trabalhadores, de qualquer área que atue, seja da operação, manutenção, engenharia, meio-ambiente, SMS, entre outras, no mês subseqüente ao trabalhado.

No vídeo, o coordenador do Sindipetro-LP, Fabio Mello, resume a luta da categoria, que iniciou ainda em janeiro e que teve o desfecho favorável, em partes, para os trabalhadores, mas que serve de norte para a categoria petroleira de outras bases lutarem por melhores condições de trabalho durante suas paradas de manutenção.