RPBC, REVAP e Tebar ajudam vítimas das chuvas no LN, mas desastre não sensibiliza gestão da UTGCA

Lamentável

Desde o dia 18 de fevereiro, dia em que fortes chuvas caíram sobre o Litoral Norte, causando 65 mortes e centenas de desabrigados, uma onda de solidariedade tem mobilizado doações de todas as partes do Brasil e do mundo. Mais de mil toneladas de alimentos foram doadas para as vítimas das cidades afetadas. Pessoas de todas as regiões enviam alimentos, água, roupas, dentre outras coisas, para amenizar um pouco a situação de quem perdeu tudo com as enchentes e desabamentos.

Em meio a tantas manifestações de solidariedade, infelizmente a falta de empatia da gerência da UTGCA não permitiu que a unidade de tratamento de gás de Caraguatatuba, subsidiária da Petrobrás, colaborasse com as vitimas da cidade vizinha. A diretoria do Sindipetro-LP entrou em contato com a gerência da unidade, solicitando doação de luvas, fornecimento de outros EPIs ou equipamentos, para ajudar os voluntários a retirar os destroços trazidos pelos desabamentos, mas não foi atendida.

Enquanto gerências de unidades da Petrobrás como da RPBC, Revap e Tebar se solidarizaram e mandaram ajuda, nem mesmo a proximidade com os locais dos desastres e tendo entre seus empregados, próprios e terceirizados, vítimas das chuvas, foi capaz de gerar empatia dos gestores da UTGCA. Para a gerência da unidade, que já fora provocada pelo sindicato a ajudar a população em outras situações de extrema necessidade, como durante a pandemia, quando milhares de trabalhadores ficaram sem poder trabalhar e precisavam principalmente de alimentos, a “ajuda social” deve vir da matriz.

Será que os acionistas da Petrobrás ficariam tão incomodados se a UTGCA disponibilizasse alguns pares de luva para os bombeiros e defesa civil trabalhar no socorro? Ou enviasse alguns litros de água, alimentos ou disponibilizasse ajuda logística? Certamente não ficariam menos ricos.
Para essa gestão, que ainda segue a política do governo anterior, de lucro a todo custo e “farinha pouca, meu pirão primeiro”, quando o assunto são seus abonos e dividendos aos acionistas, responsabilidade social fica bem somente no papel.
Por sua vez, a Petrobrás, que com a mudança do governo federal terá sua gestão voltada para fortalecer a economia nacional e atender os interesses da população, com projetos sociais dentre eles, tem cumprido com seu papel em apoio às vítimas da tempestade, atuando com responsabilidade social junto às comunidades afetadas.

Não poderia ser diferente, uma vez que a cidade de São Sebastião, que foi a mais afetada pela tragédia, abriga um de seus maiores terminais aquaviários, o Tebar. Por meio da subsidiária Transpetro que mantém operações na região, a empresa tem feito doações de itens de alimentação, higiene e limpeza para as vítimas.  A empresa também doou 15 mil litros de combustível de aviação, criou bases de apoio e forneceu equipamentos e equipes para apoiar as autoridades no resgate das vítimas e nos esforços de recuperação da região.

Até o momento a empresa doou mais de 1300 litros de água mineral para São Sebastião e 300 litros de água para Camburi; 600 litros de leite;  100 pacotes de leite em pó; 120 pacotes de achocolatado; 2700 absorventes; 3600 fraldas; 100 pacotes de lenços umedecidos; mais de 400 rolos de papel higiênico; 160 pacotes de sabão em pó; mais de 1000 litros de água sanitária; 100 unidades de pano de chão.
Além disso, a Petrobrás disponibilizou apoio logístico por meio de embarcações do Terminal de São Sebastião e de helicópteros para entrega de doações do Fundo Social de Solidariedade para comunidades isoladas; disponibilizou o heliponto do Terminal de São Sebastião para suporte de equipes de contingência (pilotos, policiais militares, defesa civil, etc.); ofereceu a infraestrutura do Terminal para suporte às equipes de contingência; e forneceu retroescavadeiras para desobstrução de vias e liberação de acesso às áreas isoladas.

A empresa doou ainda R$ 1 milhão para auxílio a comunidades atingidas. O montante será destinado ao Movimento União BR por meio do Instituto da Criança, entidade sem fins lucrativos. A doação será usada na aquisição de itens de primeira necessidade (tais como geladeira, fogão, alimentos, produtos de higiene e limpeza) para a população afetada pelas chuvas nos municípios de São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo.
Apesar de muitos dos dutos da Petrobrás passar em locais que foram afetados pela chuva, felizmente não houve danos a esses equipamentos e graças a isso a participação da Petrobrás é solidária, não motivada por reparar danos ambientais, o que seria outra catástrofe.