Sob o lema “Reconstruir a Petrobrás e recuperar direitos”, Congresso do Sindipetro acontece nos dias 29 e 30

Veja a programação

Acontece nos dias 29 e 30 de abril, sábado e domingo, o IV Congresso do Sindipetro Litoral Paulista que envolverá os trabalhadores das bases do Sindipetro-LP. Sob o lema “Reconstruir a Petrobrás e recuperar direitos”, o evento será realizado na sede, em Santos, e servirá de preparação para o Congresso Nacional da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). É importante destacar que para garantir a participação de todos, a Diretoria do Sindicato irá disponibilizar espaço Kids e uma recreacionista para as crianças.

No encontro serão debatidas a situação econômica do País e as campanhas salariais; a privatização do Sistema Petrobrás, além da conjuntura do movimento sindical petroleiro, que vive hoje um amplo processo de reorganização por meio do fortalecimento da FNP e da volta de um governo que enxerga a classe operária.

Na oportunidade, serão formados grupos de discussão para construir a pauta de reivindicações para o ACT deste ano. Em pauta, campanha salarial; vantagens e benefícios econômicos; Petros e Previdência; AMS; Regime de Trabalho e Condições de Trabalho e Segurança.

Para confirmar presença com antecedência basta enviar um e-mail para secretaria@sindipetrosantos.com.br informando nome completo e a unidade, se ainda estiver na ativa. Faça parte desta luta respondendo nossa enquete e enviando suas propostas para o ACT - via e-mail imprensa@sindipetrosantos.com.br com o título ENQUETE/CONGRESSO. A enquete é baseada em duas perguntas: como você acha que deveria ser o congresso?  quais os temas que gostaria que fossem abordados? As inscrições podem ser feitas até o dia do evento e  as sugestões devem ser enviadas até o próximo dia 21 de abril. Não se esqueça de mandar a pauta que gostaria que fosse discutida no ACT 2023!

Neste ano, iremos negociar cláusulas econômicas e sociais; por isso, é importante que a categoria esteja na linha de frente deste processo. Ajude a construir nossa pauta reivindicatória, participe ativamente dos nossos congressos!

Vamos fazer desse um vitorioso congresso! Sair dele ainda mais fortes, com nossa categoria mais unida, construindo uma entidade sindical combativa e classista.

Confira a programação:

I- 29/04/2023:
a) Das 08h00 às 08h45 – Credenciamento e café da manhã;
b) Das 08h50 às 09h25 – Abertura oficial do IV Congresso Sindipetro Litoral Paulista será composta pela Comissão Organizadora e o Coordenador do Sindipetro, devidamente inscritos como delegados(as), que explicarão a organização do congresso e colocarão este regimento para leitura e aprovação;
c) Das 09h25 às 10h30 – Palestra sobre o tema “Desafios Petros e AMS”. Palestrante: Dr. Marcus Antonio Coelho, Adaedson Bezerra da Costa.
- 15 min. de explanação de cada palestrante e 03 (três) inscrições de 3 minutos para cada tema.
- 05 min, considerações finais para cada palestrante.
d) Das 10h30 às 11h35 – Palestra sobre os temas “Acordos e Convenções, inflação do período e perdas do ACT desde 2015” – Palestrantes: Eric Gil Dantas – Coordenador do IBEPS;  e “Comunicação Sindical” - Leandro Olímpio – representante do Observatório Social da Petrobrás.
- 20 min. de explanação e 03 (três) inscrições de 03 min.
- 15 min. de explanação e 03 (três) inscrições de 03 min.
- 05 min. de considerações finais para cada palestrante.

e) Das 11h35 às 12h30 – Palestra sobre o tema “Método de Negociação”. Palestrante:  Gladys de Carvalho Goulart – Assistente Social, ex-Relações Sindicais Petrobrás.
- 30 min. de explanação e 05 (cinco) inscrições de 03 min.
- 05 min. de considerações finais para cada palestrante.
f) Das 12h30 às 14h00 - Intervalo Almoço.
g) Das 14h00 às 15h30 – Debate/Palestra sobre o tema “Desafios da Classe Trabalhadora”. Palestrantes: Sâmia Bomfim e Glauber Braga – Deputada e Deputado Fed. PSOL. A palestra ser´[a veiculadsa no Facebook do Sindicato
- 22 min. de explanação para cada e 05 (cinco) inscrições de 03 min. para delegados(as)
- 03 (três) inscrições de 03 min. para não delegados
- 10 min. de considerações finais para cada deputado(a).
g) Das 15h30 às 15h45 – Intervalo café.
h) Das 15h45 às 19h00 – Trabalho dos grupos, para construção e sistematização das propostas que serão deliberadas na Plenária Final, conforme disposição abaixo:
– OS GRUPOS DE TRABALHO terão que debater os seguintes temas:
Grupo 1: Saúde, Segurança, Meio Ambiente, AMS, Petros, Terceirização e Benefício Farmácia;
Grupo 2: Regramentos PLR, Regime de Trabalho, Plano de Cargos, Banco de Horas e demais ataques;
Grupo 3: Defesa da Petrobrás, Política Sindical: Campanha Salarial, Campanha Sindical, Estratégias de Luta, Representação do Setor Privado, Eleições da Petros, Conjuntura Nacional e Oposições.
Grupo 4: Cláusulas Econômicas, Relações Sindicais, Assédio Moral e Sexual, diversidade e demais cláusulas não abrangidas nos itens anteriores;

II- 30/04/2023:
a)    Das 08h30 às 009h00 – Café da manhã;
b)    Das 09h00 às 12h00 – Realização de Plenária Final.
(Composta pela Comissão Organizadora)
c)    Das 12h00 às 1600 – Confraternização.