Diretoria do Sindipetro-LP se reúne para fazer balanço da gestão e traçar próximos passos de luta diante do ACT

Juntos somos mais fortes

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista esteve reunida no último sábado (15) para reunião ampliada. O objetivo do encontro foi fazer um balanço dos quase dois anos de gestão e traçar os próximos passos diante do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Nos últimos meses a Diretoria e a categoria tiveram que lidar com fortes ataques por parte da gestão bolsonarista da empresa que aproveitou o período da pandemia para retirar direitos e promover verdadeiras barbáries com avida dos trabalhadores ao negar exames, máscaras e uma política efetiva de prevenção e combate a perpetuação do vírus da Covid-19.  Atrelado a isso, o alto escalão promoveu um verdadeiro desmonte da empresa ao vender a preço de banana o patrimônio nacional e a terceirização irrestrita de áreas que eram majoritariamente de atuação de petroleiros próprios.

Os dirigentes também deliberaram sobre os próximos passos e as perspectivas com a mudança de governo que recebeu apoio da categoria desde o primeiro turno. Um dos reflexos disso foi a liberação da entrada de sindicalistas nas bases da Petrobrás e Transpetro para realização de trabalho de base e a reunião ampliada com os principais diretores da companhia. Um avanço já que isso não existia nos governos Temer e Bolsonaro.

Mesmo diante disso, há o entendimento que sem luta não há conquista. Não é porque temos um governo que defende a classe trabalhadora que todos os problemas serão resolvidos. A defesa dos direitos e a reconquista do que foi retirado só será possível se houver empenho de toda a categoria e de seguirmos a tradição de luta que é marca registada do Litoral Paulista.

Em breve teremos mais uma campanha salarial e é fundamental a participação dos trabalhadores e a organização da base. Por isso, é importante que todos participem do congresso regional que acontece nos dias 29 e 30 de abril.

Por fim, a Diretoria, mesmo diante dos embates, chegou a conclusão que o saldo da luta foi positivo e que irá seguir o estatuto da entidade e não fará fazer parte da atual gestão da empresa nem indicando e nem sendo indicados para qualquer função.