Petrobrás reduz em 39% emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos últimos sete anos.2022 foi o melhor resultado

67% somente nas emissões de metano

A Petrobrás reduziu em 39% suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) de 2015 a 2022 – incluindo a queda de 67% somente nas emissões de metano nesse período. De olho no futuro, a companhia mapeou cerca de 500 oportunidades para mitigação de emissões operacionais de GEE em todos os segmentos, classificadas em cinco categorias: eficiência, energia, perdas, processo e remoção de CO2. Em paralelo, a Petrobrás estuda novas oportunidades nos segmentos de energias de baixo carbono, como bioprodutos, hidrogênio e renováveis.

Além disso, a empresa conseguiu dobrar sua eficiência em emissões de GEE na produção de petróleo e gás, com utilização intensiva de tecnologias para redução de emissões, como o CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage) - que consiste na captura, uso e armazenamento geológico de CO2. Líder global na operação dessa tecnologia, a Petrobras bateu recorde mundial no ano passado, alcançando a marca de 10,6 milhões de toneladas de CO2 reinjetadas nos campos do pré-sal. Ao reinjetar o gás no reservatório, a companhia aumenta a eficiência da produção e reduz a intensidade de emissões.

Esses foram alguns dos destaques apresentados pela gerente executiva de Mudanças Climáticas da Petrobras, Viviana Coelho, no painel “O Potencial Brasileiro na Oferta de Carbono e o Soft Power Verde”, no primeiro dia da Rio 2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina, em cartaz na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, até 16/04 (domingo). A executiva ressaltou o recente lançamento do Caderno do Clima da Petrobras (Mudanças do Clima | Petrobras), considerado uma referência na indústria em transparência e abrangência de dados.

“Em 2022, atingimos nosso melhor resultado histórico em intensidade de emissões tanto nas atividades de exploração e produção (E&P) quanto no refino. Desde 2009, caiu à metade a emissão de GEE para cada barril produzido no E&P (de 30 kgCO2e, em 2009, para 15 kgCO2e por barril). Graças a esses avanços, a Petrobras opera hoje alguns campos de petróleo com resultados de referência para a indústria de O&G, como Tupi e Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Para se ter ideia, somente nesses campos, que representam cerca de 51% da nossa produção, atingimos desempenho de 10 kgCO2e para cada barril de petróleo produzido.”, ressaltou Viviana. Na jornada de descarbonização, a Petrobrás tem a ambição de atingir a neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa em 2050.

Fonte: Portos e Navios