Congresso, atos, mobilização, curso, reunião e panfletagem fazem parte da semana da Diretoria do Sindipetro-LP

De 24 a 28 de abril

A semana começou com mobilização na UTE, em Cubatão. Os trabalhadores da empresa Pollo participaram de mobilização para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho. A Diretoria do Sindipetro-LP prestou apoio aos trabalhadores e ao Sindicato dos Metalúrgicos que representa a categoria. No mesmo dia, os dirigentes realizaram trabalho de base no laboratório e produção da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. Na sede, em Santos, petroleiros aposentados estiveram reunidos com a diretoria para debater problemas relacionados à Petros.

Na terça-feira (25) aconteceram duas reuniões: com o RH da Petrobrás e da RPBC para tratar de problemas e cobrar pendências que ocorrem na unidade e com a diretoria da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). O secretário-geral da FNP e diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, esteve na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e UTE, em Cubatão, panfletando material convocando os trabalhadores e trabalhadoras a participarem do congresso regional que acontece no final de semana. A panfletagem também ocorreu no Tebar, em São Sebastião, e na UTGCA, em Caraguatatuba, e no Terminal de Pilões em Cubatão. No mesmo dia ocorreu perícia na RPBC para fins de aposentadoria especial. 

Na quarta-feira (26) os diretores estiveram presentes na Reunião Ordinária da CIPA RPBC e na perícia que aconteceu na mesma base. Além disso, participaram da Comissão de análise e aprendizagem do acidente ocupacional ocorrido na P-68. O secretário-geral da FNP e diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, esteve no videocast Papo Aberto falando sobre assédio moral e sexual, doenças psicossomáticas e negociação de acordo coletivo. Os dirigentes estiveram na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, no turno da noite, após reunião bimestral de SMS com gerente SMS/gerente Operação.

Na manhã da quinta-feira (27) a panfletagem aconteceu novamente na UTGCA e na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. A panfletagem do boletim sobre o congresso do Sindipetro-LP chegou até o Edisa Valongo no período da tarde. Na sede, em Santos, e na subsede, em São Sebastião, ocorreu a reunião mensal do Departamento de Aposentados e Pensionistas do Sindipetro-LP. Em pauta, Petros, AMS e assuntos relacionados à categoria. Na oportunidade foram esclarecidas as ações judiciais do nosso Departamento Jurídico em tramitação. No final do encontro foi celebrada a festa dos aniversariantes do mês de abril. No mesmo dia a diretoria esteve reunida RH da UO-BS para tratar das demandas do Edisa Valongo e plataformas. 

A sexta (28) começou com atividade na sede, em Santos. O Núcleo Permanente de Formação do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista promoveu curso sobre assédio moral fruto da parceria do Sindipetro-LP com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS). A Diretoria esteve presente para aprender mais sobre o tema. Além disso, também panfletou material da Frente Sindical Classista, que trata sobre o dia 1º de Maio, na portaria 10 da RPBC. A Diretoria se dividiu e participou de um evento promovido pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e parceiros em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que foi realizado no Centro Técnico Nacional (CTN), em São Paulo. 

No final de semana acontece o IV Congresso do Sindipetro na sede do Sindicato, em Santos. Além de servir de preparatório para o Congresso Nacional da FNP, que acontece no mês de julho, o congresso regional também será um importante fórum de discussões sobre os rumos da categoria. No domingo (10) a União Sindical de Cubatão, cujo Sindicato faz parte, irá promover um evento em Cubatão em comemoração ao Dia do Trabalho. No mesmo dia acontece no Alpendre do Valongo, centro de Santos, às 19h, o evento Baixada Vermelha – Virada da Classe Trabalhadora que terá diversas atrações musicais.  Na segunda-feira (1°) a Frente Sindical, composta também pelo Sindipetro, organizará ato do 1º de Maio em São Vicente. A manifestação acontece às 10 horas, na Praça Tom Jobim.