Já se inscreveu? 1° ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES DA FNP acontece neste final de semana na sede e pela internet

Dias 05 e 6 de maio

Petroleiras se reúnem nos dias 5 e 6 de maio para debater os principais problemas das trabalhadoras dentro da empresa e organizar a pauta setorial para o ACT 2023-2024; confira a programação e inscreva-se (clique aqui)

Nos próximos dias 5 e 6 de maio, nas sedes dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), ocorre o 1° ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES DA FNP. O modelo de reunião será híbrido, com os painéis e grupos de trabalho acontecendo e sendo transmitido simultaneamente no Sindipetro Litoral Paulista, Sindipetro Rio de Janeiro, Sindipetro São José dos Campos, Sindipetro Sergipe/Alagoas e Sindipetro Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá.

Tendo em vista a organização da pauta setorial para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2024, as trabalhadoras vão debater as principais demandas da categoria petroleira, bem como os desafios nacionais e globais para as mulheres na atualidade.

O combate ao assédio sexual e moral na Petrobras ganhou ainda mais destaque na programação do encontro após os recentes escândalos que tomaram conta dos noticiários do país.

Nos dois dias, as petroleiras também vão tratar de questões como os direitos das mulheres no acordo coletivo, a reversão das privatizações, a liberação das mulheres (e homens) para o acompanhamento médico de familiares, filhos e dependentes, além da reconquista de uma série direitos outrora perdidos.

O 1° Encontro Nacional de Mulheres da FNP ainda terá a participação de trabalhadoras convidadas de outras categorias e instituições.

“Venha participar com a gente e construir uma pauta em defesa dos direitos das mulheres. Vamos organizar as mulheres da nossa categoria para que a gente possa gritar, juntas, assédio nunca mais! E pela reversão das privatizações e por mais direitos”, convoca Natália.

” ‘Bora’, mulherada! Vem com a gente fortalecer a luta contra o machismo e unir as mulheres petroleiras em defesa dos nossos direitos. Unidas somos mais fortes”, complementa Stéphanie Merino, técnica em química da base do Sindipetro LP.

 

Confira abaixo a programação completa:

05/05 – Sexta- Feira

17h – Abertura – Uma mulher de cada sindicato
Convidadas: Coletivos, movimentos e parlamentares para saudações

18h30 – Reflexões e troca de ideias

19h – Os Desafios das mulheres na atualidade
Camila Lisboa Presidenta do sindicato dos metroviários
Marcela Azevedo – MML e CSP-Conlutas

Mesa responsável – Rio de Janeiro

 

06/05 – Sábado

9h – Votação do Regimento

9h30h – Combatendo o assédio no ambiente de trabalho
Mesa responsável – São José dos Campos
Karina Mendonça Advogada do Sindipetro-RJ
Daniela Tavares Doutoranda em Saúde Pública pela USP
Dra. Luciana Gomes pesquisadora da Fiocruz

12h – Almoço

13h às 14h – Direito das mulheres em acordos coletivos
Convidadas: Ilaese e Dieese
Mesa Responsável – LP

14h às 15h30 – Grupos de trabalho

Lanche + Homenagens
Responsável: Sergipe/ Alagoas

16h – Votação das resoluções
Responsável – PA/MA/AM

Encerramento 17h30 às 18h
Confraternização