Debate sobre os desafios das mulheres na atualidade foi destaque na abertura do 1º dia do Encontro de Mulheres

Mulheres em luta

Evento continua neste sábado (6), quando serão discutidas as resoluções. Participe!

Começou, na noite desta sexta-feira (5), o 1º Encontro de Mulheres da FNP. No modelo híbrido, o evento conta com a participação de petroleiras de todas as bases da FNP.

A mesa de abertura discutiu sobre os desafios das mulheres na atualidade e destacou a necessidade da luta permanente contra a violência e os feminicídios, que continuam dominando os noticiários, diariamente.

Várias convidadas, dos meios sindical e político, fizeram falas de apoio à luta das petroleiras contra o assédio sexual dentro da Petrobrás, após caso que ganhou repercussão nacional e levantou a discussão sobre essa prática que, infelizmente, é tão comum no ambiente de trabalho das empresas.

Entre elas, a presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, à frente de uma categoria majoritariamente masculina, saudou e parabenizou as participantes pela realização do evento. Por São José dos Campos, a convidada foi a professora Jéssica Marques, que também é diretora do Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Campos. A representante dos funcionários da Petrobrás no Conselho de Administração (CA), Rosangela Buzanelli, também participou do evento.

“Esse primeiro dia foi incrível, com discussões que deram uma introdução importante para o segundo dia de trabalhos que, tenho certeza, serão muito produtivos. O encontro já é um marco no combate ao assédio e pela ampliação dos direitos das mulheres no Sistema Petrobrás. A luta está só começando”, disse a vice-presidente do Sindipetro-SJC, Cidiana Masini, que também integra a Secretaria de Combate às Opressões do Sindicato.

“A sociedade machista e capitalista que a gente vive coloca para nós mulheres inúmeros empecilhos para nos organizarmos politicamente. É uma luta diária para entrar no trabalho, impor e conquistar respeito e não ser assediada.  É quase impossível sair ilesa. Todo minuto dia estamos lutando. Estamos aqui hoje com menos mulheres do que gostaríamos, mas estar aqui hoje organizando finalmente esse primeiro encontro de mulheres da FNP é uma vitória muito grande. Em primeiro lugar temos que saudar isso mesmo sabendo da nossa responsabilidade. Vai nos dar ainda mais responsabilidade em organizar mais mulheres petroleiras sejam elas do sindicato, concursadas ou terceirizadas do sistema Petrobrás e nos unir com outros setores e outras categorias. São enormes desafios que esse encontro abre para a gente abraçar uma luta ainda mais poderosa”, exaltou Stefhanie Merino petroleira da base da RPBC, base do Litoral Paulista .

O evento continua nesse sábado (6) e vai discutir a elaboração de uma pauta sobre direitos das mulheres para o próximo ACT.

Assédio nunca mais!

Por mais direitos!

Pela reversão das privatizações!