Sindicato se reune com presidente da Transpetro e pede reposição do efetivo, ACT isonômico e atuação da CIPA e GTB

SOBRE PILÕES, ALEMOA E TEBAR

Nesta terça-feira (9), a diretoria do Sindipetro-LP participou de uma reunião com o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, para discutir as pautas dos trabalhadores dos três terminais do Litoral Paulista (Alemoa, em Santos, Tebar, em São Sebastião e Pilões, em Cubatão). A reunião aconteceu durante a visita do presidente da Transpetro às bases do Litoral Paulista, que esteve na segunda-feira em São Sebastião e nesta terça em Santos. Na oportunidade, o sindicato aproveitou para cobrar da empresa melhores condições de trabalho, reposição do efetivo, isonomia alimentar e salarial, atuação das Cipas e do GTB e defesa da Transpetro contra a privatização. A seguir, apresentamos um resumo das principais pautas e das respostas da empresa.

Reposição do efetivo operacional e de manutenção
O sindicato reforçou a necessidade de reposição do efetivo, alertando principalmente sobre o que ocorreu na Alemoa, com a unificação dos consoles na sala de controle, e em São Sebastião, no píer, onde há uma ação judicial para a manutenção do número de funcionários para cinco operadores. O mesmo foi pedido sobre o efetivo operacional em Pilões, onde outrora havia cinco operadores e agora há três ou dois operadores.
O sindicato quer também a reintegração dos operadores que foram transferidos à força para outras unidades da Petrobrás longe de seus familiares e domicílio residencial.

Incorporação da área 8A da Codesp ao terminal da Transpetro
Essa área não teve vencedores no leilão de concessão e a Petrobrás precisa ficar com ela, pois é importante para a continuidade das operações da empresa no abastecimento de petróleo no estado de São Paulo. A importância do terminal da Alemoa ficou evidente com a tragédia causada por fortes chuvas no começo do ano, em São Sebastião. O terminal da Alemoa desempenhou um papel fundamental na manutenção do suprimento de petróleo e derivados na região. A continuidade do funcionamento adequado do terminal é crucial para garantir a segurança energética da região e para amenizar os impactos adversos em situações de crise, como a provocada pelas chuvas em São Sebastião.

Isonomia alimentar nos três terminais da Transpetro
O fechamento dos restaurantes e o fornecimento de vale-alimentação/refeição para os próprios causou um caos para os trabalhadores contratados e terceirizados. Temos visto que algumas empresas terceirizadas fornecem marmitas e outras pagam VR de baixo valor, o que faz com que alguns trabalhadores se alimentem muito mal. O sindicato quer que os terceirizados tenham direito a alimentação de qualidade e para isso é fundamental a isonomia no valor dos vales ou a reativação dos restaurantes fechados.

Isonomia nos acordos coletivos com a holding
O ACT 2023 terá uma grande importância para recuperar as perdas dos trabalhadores da Petrobrás. O sindicato quer que todas as conquistas no ACT com a holding sejam repassadas aos funcionários da Transpetro de forma isonômica.

Atuação das Cipas e do GTB
A atuação das Cipas e do Grupo de Trabalhadores do Benzeno (GTB) é de extrema importância e, portanto, reivindicamos a liberdade necessária para que os cipeiros e getebistas exerçam suas funções de forma efetiva. Suas atividades desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes, vazamentos e sinistros. Valorizar e fortalecer essas comissões significa trabalhar ativamente para evitar a ocorrência de acidentes ambientais, como os que afetaram negativamente a imagem da Transpetro no início dos anos 2000.

Além disso, solicitamos a realização de cursos de alta qualidade, ministrados presencialmente. Foi denunciado que nos três terminais do LP, os getebistas foram empossados sem terem recebido treinamento sobre benzeno. É essencial garantir que esses profissionais sejam devidamente capacitados, a fim de desempenharem suas funções de maneira segura.

Apresentadas nossas demandas, o presidente da Transpetro apresentou algumas propostas, entre elas a de criar um programa para incentivar as lideranças femininas na companhia. Segundo Bacci, as demandas repassadas pelo sindicato serão apresentadas internamente, para tentar atender as necessidades dos trabalhadores.

O presidente da empresa disse ainda que está programado para breve a realização de concursos públicos para substituir os trabalhadores que se aposentaram nos últimos seis anos e que não foram repostos. Bacci afirmou ainda que não existe mais possibilidade de privatização da Transpetro durante o atual governo federal, presidido por Lula.

Estamos mobilizados e iremos cobrar respostas positivas às demandas apresentadas pelo sindicato!