Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras FNP-FUP. Participe!

23 a 25 de maio

Acontece, de 23 a 25 de maio, o primeiro Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras, em Cajamar (SP). O Sindipetro-LP e demais sindicatos ligados à FNP estarão presentes e vão levar as petroleiras da base que também queiram participar.

De forma inédita, as duas federações decidiram somar forças para ampliar a luta da categoria petroleira contra todas as formas de opressão de gênero e contra o assédio sexual, na Petrobrás.

Com o tema “Nunca mais sem Nós”, o encontro ocorre em um momento decisivo em que as organizações sindicais estão mobilizadas e buscando a reconstrução de direitos, após um longo período de resistência ao fascismo e à violência nos ambientes de trabalho, cujo impacto foi muito maior para as mulheres e as pessoas LGBTQIA+.

Infelizmente, são diversos os casos de assédio e importunação sexual enfrentados pelas petroleiras nas unidades do Sistema Petrobrás. Reflexo de uma gestão machista e autoritária, que silenciava e perseguia as trabalhadoras.

Mas isso acabou! As petroleiras não vão mais se calar frente aos abusos. E, diante desse novo cenário, é fundamental discutir estratégias unitárias de enfrentamento à opressão de gênero e de fortalecimento das organizações sindicais.

Inscrições

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição, nesse link.

A FNP orienta que as participantes que precisam de liberação do trabalho utilizem a cláusula 43, da Petrobras, ou 37, da Transpetro, de faltas acordadas que permite ausentar do trabalho em até 5 dias por ano, com anuência do gerente. O valor do desconto dos salários será ressarcido pelos sindicatos.

Mas, para isso, é necessário que as inscrições sejam feitas o quanto antes.

Participe!

Confira a programação do Encontro

Terça-feira, 23/05

9h – Chegada das delegações e credenciamento