NOÇÕES SOBRE ECONOMIA DO PETRÓLEO: NÚCLEO PERMANENTE DE FORMAÇÃO DO SINDIPETRO- LP PROMOVE CURSO EAD

Dia 14 de junho

Acontece no próximo dia 14 de junho, das 19 às 22h, mais um curso de formação promovido pelo Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. A novidade dessa vez é que será no formato EAD. A aula de Noções sobre Economia do Petróleo será ministrada pelo economista do IBEPS, Eric Gil Dantas.

O objetivo do curso é subsidiar a discussão econômica dos petroleiros com 11 pontos sobre o tema. Na primeira parte da formação será debatida a importância econômica da energia (lato sensu). Em seguida, serão analisadas as particularidades das empresas de energia, mostrando qual é o futuro a ser perseguido no setor. Na oportunidade serão tratados alguns aspectos macroeconômicos da energia, o estado da matriz energética mundial e serão expostos  dados importantes sobre a indústria de petróleo no mundo.

Serão também discutidas  as características da indústria, tal como o grau de API, os tipos de petróleo de referência (brent e WTI) e a segmentação desta indústria, o alto risco nesta indústria e o motivo pelo qual é importante que a Petrobrás seja uma empresa verticalizada e integrada, será visto  como as reservas petrolíferas impactam na estrutura de preços do barril de petróleo. A formação tratará das características monopolistas/oligopolistas do setor e as rendas diferenciais advindas de diferentes jazidas e será analisada  a produção de petróleo e gás no Brasil e como isto impactou no comércio exterior, com aumento da exportação de petróleo cru. Por fim, será vista a estrutura do refino no Brasil e no mundo e a configuração do setor, especificamente, no nosso país e o atual dilema econômico da indústria de petróleo.

A formação é gratuita e aberta para sócios e dependentes habilitados do sindicato. As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de junho pelo telefone (13) 3202 1102 ou e-mail secretaria@sindipetrosantos.com.br. O horário de atendimento para inscrições via telefone é de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h e às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h.