GTs com o RH da Petrobrás para discutir problema da categoria ocuparam boa parte da agenda

De 15 a 19 de maio

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista desempenha um papel fundamental na representação e defesa dos trabalhadores das unidades do Litoral Paulista. Semanalmente, essa equipe realiza diversas atividades com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho, direitos e segurança no ambiente laboral.

Na segunda-feira, dia 15 de maio, a diretoria participou de uma perícia na Edisa Valongo para aposentadoria especial dos trabalhadores da plataforma P-67 e de uma reunião sobre alimentação na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC). A diretoria também esteve presente na UGAV e na destilação CCL2, conversando com os trabalhadores. . Além disso, os dirigentes do Sindipetro Litoral Paulista realizaram panfletagem com a edição 104 do boletim "Sindipetro Informa", dedicado à campanha reivindicatória da categoria, na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) em Caraguatatuba. Essa atividade também prosseguiu no mesmo local na terça-feira.

No dia seguinte, terça-feira (16), os dirigentes marcaram presença no aeroporto de Jacarepaguá, onde realizam atividades semanalmente as terças, quartas e quintas-feiras. Além disso, participaram da 8ª Reunião Ordinária da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Terminal Aquaviário de São Sebastião, das reuniões da CIPA de Santos e da FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), que ocorrem semanalmente às terças-feiras.

Na quarta-feira (17), os diretores participaram de uma nova perícia para aposentadoria especial na RPBC e estiveram na UTE (Usina Termoelétrica) verificando as condições de trabalho e a situação da termoelétrica. No mesmo dia, ocorreu a reunião prévia do GT (Grupo de Trabalho) de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Programa de Prevenção de Riscos (PPR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Controle de Riscos (PCR) da Associação Nacional dos Petroleiros e Petroleiras (ANPR). Também participaram da audiência pública do IBAMA sobre a Etapa 4 do Pré-Sal e realizaram uma reunião da FNP com o presidente da Transpetro para tratar de demandas da subsidiária.

Na quinta-feira (18), dedicaram-se a reuniões com a gestão da empresa. Pela manhã, ocorreram as reuniões do GT de PLR & PPP/PCAC e PCR-ANPR da FNP, de Comunicação da FNP e do GT de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) e Saúde Mental, além do GT dos Terceirizados para discutir assuntos referentes aos trabalhadores contratados pela Petrobrás.

A sexta-feira (19) começou com mais uma rodada de GT, sendo o tema Efetivo. Em paralelo, ocorreu a reunião jurídica da FNP, que ocorre a cada 14 dias. O coordenador do Sindipetro-LP, Fabio Mello, participou do programa "Ponto de Vista", com Edgar Boturão, para falar sobre a Petrobrás, o fim do PPI e seus impactos, bem como as perspectivas com a chegada do novo governo. No período da tarde, foi o momento de debater no GT de Assistência Multidisciplinar em Saúde (AMS) e Petros.

É importante destacar que ao longo da semana, os membros da Diretoria realizam visitas às unidades. Nessas visitas, têm a oportunidade de ouvir os trabalhadores, identificar possíveis problemas e verificar se as normas de segurança estão sendo cumpridas adequadamente.

Em resumo, a Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista trabalha incansavelmente em prol dos direitos e interesses dos trabalhadores. Através de visitas, negociações, mobilizações e planejamentos, eles se dedicam semanalmente a garantir melhores condições de trabalho e uma representação sindical forte e combativa.