RPBC vai reabrir K9, melhorar opções de alimentos e contratar mais mão de obra, em novo aditivo de alimentação

A partir de 10 de julho

Na segunda-feira (15), a diretoria do Sindipetro-LP se reuniu com a Petrobrás para cobrar melhorias na alimentação dos trabalhadores da RPBC. Depois de muitas reuniões e cobranças, a empresa finalmente resolveu atender alguns pleitos dos trabalhadores, dentre eles um muito cobrado pelos petroleiros, principalmente do ADM, é a reabertura do restaurante K9, onde os terceirizados irão poder fazer as refeições também. O aditivo foi assinado com a empresa Pronature, que inicia na refinaria no dia 10 de julho.

Além da reabertura do restaurante, a empresa anunciou um aditivo no contrato de alimentação da refinaria. Com isso, está previsto a contratação de mais mão de obra para os restaurantes, reforço esse muito pedido pela categoria e cobrado pelo sindicato nas reuniões com a empresa.

A empresa irá também aumentar a quantidade das porções servidas nas refeições e lanches. Para além do que já era servido na refinaria, a empresa aumentou as opções de frios, sendo 30 gramas (de cada) dentre duas opções de frios nos lanches (queijos leves, sem lactose, peito de peru defumado, peito de frango, de chester ou outros); frutas fatiadas, inteiras ou sob a forma de salada variando conforme cardápio (maçã, pêra, banana, mamão, goiaba, jabuticaba, abacaxi e outros); 1 Iogurte (170ml);  e suco natural de fruta, servido em refresqueiras elétricas ou garrafas.

As porções e variedades de proteína também serão diferentes no próximo contrato, com mais opções de cortes de carnes bovinas, cortes suínos, peixes, frango e ovos. Pratos mais calóricos serão incluídos nas refeições. Feijoada, por exemplo, será servida pelo menos duas vezes por mês na refinaria. Costela, rabada, dobradinha e camarão também serão servidos ao menos uma vez a cada três meses. Já as sobremesas terão sorvetes, picolés, doces de frutas, flan, curau, manjar, tortas e pavês, mousses, dentre outras opções serão oferecidas de duas a cinco vezes por mês.

O contrato prevê ainda cardápio especial para datas festivas, como Natal, Ano Novo, Aniversário Petrobrás, Aniversário da RPBC etc. Nessas ocasiões serão servidas saladas nobres, com palmito, tomate cereja, tomate seco, dentre outros; carnes nobres bovina, suína, peixes e aves etc; massas elaboradas, como caneloni, conchilogne, rondele, lasanha; de sobremesa haverá doce nobre (como sundae, doce Princesa Isabel ou similar etc) e três tipos de frutas nobres (manga, uva, pêssego, ameixa, nectarina, entre outros) e/ ou bolo confeitado.

O aditivo prevê ainda controle de estoque de alimentos pela empresa contratada, que no anterior não continha, cuidado e preservação do transporte de alimentos, para que cheguem na temperatura ideal aos trabalhadores e outras melhorias.

Seguimos na luta, colhendo os frutos de nossa mobilização e união!