Governo Federal lança canal de denúncias sobre preço de combustíveis após redução da Petrobrás

Abusivos

O governo federal lançou na segunda-feira (22) um canal de denúncias específico sobre preços abusivos praticados em postos de combustíveis. As reclamações podem ser feitas pelos consumidores em um formulário on-line, que já está disponível.

São 7 campos para preencher: nome, CPF, cidade, estado, empresa denunciada, CNPJ da empresa e descrição da denúncia. O site não permite relatos anônimos, pois só o campo do CNPJ da empresa não é obrigatório.

A iniciativa é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e foi tomada após a Petrobrás reduzir o preço da gasolina e do diesel cobrado nas refinarias.

O corte médio da estatal foi de R$ 0,44 para o diesel (uma redução de 12,8%) e de R$ 0,40 para a gasolina A (queda de 12,6%). Mas o reajuste ainda não chegou aos consumidores, pois o preço médio da gasolina caiu apenas 0,5% nos postos na semana passada e o do diesel, 1,9%.

O governo diz que consumidores de diversas partes do país reclamaram que as reduções nos valores não foram repassados e que, em alguns casos, o preço até subiu (para em seguida voltar ao patamar anterior, como forma de fraudar uma redução).

Fonte: Informoney