Reuniões com RHs, auditorias e preparação para caravana, movimentaram agenda da diretoria

Semana de 22 a 26 de maio

A semana da diretoria do Sindipetro-LP começou com a auditoria interna de Manutenção do SPIE nos terminais Transpetro das bases do Litoral Paulista, na segunda-feira (22). Em seguida, os diretores tiveram uma reunião com os operadores da UTE. Após isso, os diretores liberados se reuniram para organizar os próximos compromissos do dia e da semana.

Os diretores Fabio Mello, Eberton Masuzo e Marcelo Lima também participaram de uma reunião com o RH da UO-BS, no EdisaValongo, para discutir a situação de embarque de UMPA por Cabo Frio. Após a reunião, os diretores gravaram um vídeo relatando os assuntos tratados, como o caos aéreo. Diante do que foi apresentado em mesa, parte do pleito foi atendida graças a garantia de pagamento das horas extras por indisponibilidade de voos no mês seguinte, mas as negociações continuam. No final do dia, ocorreu a reunião ordinária da diretoria do Sindipetro-LP.

Na terça-feira (23), a diretoria começou com trabalho de base nas unidades abrangidas pelo Sindipetro-LP. Os trabalhadores da RPBC e UTE em Cubatão receberam material sobre o congresso regional e informes relacionados à categoria. Na UTGCA em Caraguatatuba, receberam o boletim convocando para um ato unificado em defesa da Petros, que acontecerá no dia 30 de maio, no Rio de Janeiro. O Sindipetro-LP garantirá ônibus para a mobilização, conforme necessário. O diretor Fábio Mello participou de uma entrevista no Jornal da Orla, em Santos. Clique aqui e confira na íntegra.

A diretoria também participou de uma reunião com o novo gerente geral da RPBC, onde foram discutidos vários assuntos e assumido compromissos. O gerente geral se comprometeu a manter um diálogo franco com os trabalhadores, cooperar com o sindicato e combater o assédio na unidade, entre outras demandas dos petroleiros. Os representantes do sindicato abordaram a necessidade de melhorias nas áreas de saúde, segurança, reposição do efetivo de técnicos de segurança, respostas aos casos de transferência de trabalhadores e autonomia da CIPA, entre outros assuntos. Saiba mais aqui. O sindicato também participou de uma reunião da CIPA UTE-CBT.

Na quarta-feira (24), os diretores Fábio Mello e Marcelo Lima, juntamente com outros dirigentes sindicais da FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), participaram da pré-reunião doGT (Grupo de Trabalho) que trata da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), para deliberarem sobre o que seria na reunião que aconteceu no dia seguinte. Além disso, a diretoria marcou presença na 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada na Fundacentro, em São Paulo. O encontro teve como tema central "Garantir
Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia" e teve como objetivo discutir a relação entre saúde, trabalho e adoecimento. A participação do Sindipetro-LP nessa conferência reforça o compromisso do sindicato em buscar melhores condições de saúde e segurança para os trabalhadores.

Já na quinta-feira (25), os dirigentes do Sindipetro-LP estiveram no Edifício-Sede do pré-sal em Santos (Valongo), onde entregaram boletins convocando a categoria para participar do ato nacional unificado em defesa da Petros. Também houve a participação na terceira rodada do GT que trata da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), do Programa de Prêmio por Performance (PPP), do Plano de Classificação e Avaliação de Cargos (PCAC), do Plano de Carreira e Remunerações (PCR) e do Avanço de Nível e Promoção (ANPR), com os gestores de RH da empresa e a gerência de relações sindicais. No mesmo dia ocorreu a reunião mensal, na sede e subsede, de aposentados e pensionistas e a festa dos aniversariantes do mês de maio.

A sexta-feira (26) foi cheia de atividades nas bases do Litoral Paulista.  Na RPBC e UTE e Terminal de Pilões, em Cubatão, e no Terminal da Alemoa, em Santos, os dirigentes do Sindipetro-LP panfletaram material convocando para ato unificado nacional em defesa da Petros. Na RPBC, prestaram apoio aos petroleiros terceirizados da LCD Monto cruzaram os braços por falta de pagamento de prêmio da parada de manutenção. Em São José dos Campos, a diretoria esteve presente na Assembleia do Sintricon que aconteceu na Revap. Os trabalhadores deliberaram estado de greve e caso a proposta das empresas não melhorar até sexta-feira da próxima semana será deflagrada greve. Além disso, a diretoria teve várias outras reuniões importantes, incluindo a reunião do departamento Jurídico do sindicato, a apuração e divulgação dos resultados da votação do Processo Eleitoral da CIPA UTGCA, a reunião do Jurídico da FNP, a terceira reunião do GT de AMS/PETROS da FNP e a 31ª reunião do GT Diversidade da FNP. Nesta sexta, ainda, às 17h, o coordenador Fabio Mello participou do podcast promovido pelo Sindicato dos Bancários, "Farol da Baixada".

O Sindipetro-LP se mantém ativo na luta pelos direitos dos trabalhadores petroleiros, engajado em diversas frentes e buscando sempre defender e promover as demandas da categoria.

Seguimos na luta!