Transpetro completa 25 anos de criação e segue sendo essencial na indústria de petróleo e gás do país

Unidade

A criação da Transpetro em 12 de junho de 1998, como resultado da lei 9.478/1997 (a Lei do Petróleo, que trouxe uma nova regulamentação para o setor), foi um marco importante para a indústria de transporte e logística de combustíveis no Brasil, mas não podemos deixar de alertar que a iniciativa fez parte da política neoliberal do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que buscava a privatização da Petrobrás.

A Diretoria do Sindipetro-LP defende a reintegração da Transpetro à holding porque entende que a Petrobrás deve ser uma empresa integrada e para isso, a logística não deve ser feita por outra empresa em separado. E mesmo diante disso, sabemos que a Transpetro desempenha um papel fundamental na cadeia produtiva de petróleo e derivados, contribuindo para o abastecimento do país e para o desenvolvimento econômico.

Com uma extensa rede de oleodutos, gasodutos e terminais, a Transpetro possui mais de 14 mil quilômetros de dutos e 47 terminais, entre terrestres e aquaviários. A empresa conta com 26 navios próprios e 10 afretados. Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, a prioridade da nova gestão é voltar a construir navios no Brasil.

Essa infraestrutura logística permite que a empresa transporte e distribua combustíveis de forma eficiente e segura, garantindo o suprimento necessário para indústrias, termelétricas, refinarias e outros setores que dependem do petróleo e seus derivados.

Um dos diferenciais tecnológicos da Transpetro é a sua operação centralizada de navios, oleodutos, gasodutos e terminais. Essa integração e centralização das atividades possibilitam um maior controle e agilidade nas operações de transporte, tornando a empresa uma referência no setor.

A importância da Transpetro para o país vai além do fornecimento de combustíveis. Suas operações são essenciais para o desenvolvimento da indústria petroquímica e de outros setores que dependem do petróleo. Além disso, a Transpetro é responsável por promover investimentos e desenvolvimento regional nas áreas onde está presente, contribuindo para a economia local e para o crescimento das regiões do Brasil.

A empresa também desempenha um papel relevante no aspecto ambiental. A Transpetro adota rigorosos padrões de segurança operacional e investe em tecnologias e práticas que visam minimizar os impactos ambientais de suas atividades. Esse compromisso com a sustentabilidade é fundamental para garantir a preservação dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável do país.

A Transpetro foi um passo estratégico para a Petrobrás e para o Brasil e desempenha um papel essencial na logística e transporte de petróleo e derivados, contribuindo para o abastecimento nacional, para o desenvolvimento econômico. Com sua infraestrutura robusta e operações centralizadas, a Transpetro se destaca como uma referência no setor e desempenha um papel crucial no fortalecimento da indústria de petróleo e gás no país.

Com informações Transpetro e Wikipédia