Greves vitoriosas, reuniões e curso EAD foram destaque na agenda semanal da Diretoria do Sindicato

De 12 a 16 de junho

A semana de atividade da Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista foi permeada, mais uma vez, por greves e reuniões.

Na manhã da segunda-feira (12) a Diretoria do Sindipetro-LP prestou apoio ao ato ecumênico promovido pelo Sintricom em memória ao trabalhador falecido em um acidente na Revap, em São José dos Campos. No último dia 6 de junho o empregado da empresa EQS, José Roberto Ferreira do Nascimento, conhecido como Robertinho, faleceu vitima de um acidente na unidade. No mesmo dia a Diretoria comemorou com os trabalhadores terceirizados do Polo de Cubatão os avanços significativos no Acordo Coletivo da Categoria. Uma das principais conquistas foi o reajuste salarial de 7%, sendo como forma de abono até o mês setembro. Além disso, houve um aumento 7% no Vale Alimentação (VA). Na última segunda-feira (12), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a qual o Sindipetro faz parte, se reuniu virtualmente com o RH da Petrobrás para tratar da reconstrução da Universidade Petrobras (UP). Os dirigentes também participaram da Sessão Científica da Rede Trabalhadores & Covid – 19.

Na terça-feira (13) o Sindipetro também esteve presente na greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Provac em frente a Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. Eles  protestaram contra o absurdo que vem ocorrendo em relação ao pagamento do vale alimentação. O período da manhã também contou com a presença da diretoria na reunião entre a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a gestão da Transpetro. Em pauta,  a respeito da complementação de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR/2022). No mesmo dia aconteceram as reuniões:  25ª Reunião Ordinária da CIPLAT P-67, Reunião da FNP e com a gerência da UTE-CBT sobre a operação da ETE.

Na quarta-feira (14) ocorreu setorial com os trabalhadores do Departamento de Saúde da RPBC e o curso EAD "Noções sobre Economia do Petróleo".

A quinta-feira (15) foi dia de comemorar mais uma vitória. Após quatro dias com os braços cruzados, as trabalhadoras e trabalhadores da área de limpeza industrial da Provac obtiveram avanços significativos. A força de trabalho conquistou reajuste no vale-alimentação, abono dos dias parados, retorno do horário administrativo de segunda a sexta-feira, pagamento de hora extra caso haja expediente aos sábados e estabilidade no emprego por 60 dias. Além disso, as negociações entre o Sindilimpeza e a gestão da Provac continuarão para estabelecer a isonomia alimentar no contrato e melhorar as condições de trabalho. Na quinta também ocorreu a Reunião de Comunicação da FNP e a Reunião da Comissão Local de SMS da UTGCA.

A sexta-feira foi dia de reunião também. Houve a 26ª Reunião da CIPLAT da PMXL, Reunião do corpo Jurídico da FNP, conversa com os trabalhadores do Edisa,  reunião entre a FNP e a Petrobrás para tratar do GT AMS (Custos Saúde Operacional).