Punições e demissões de embarcados durante a greve de 2020 são definitivamente canceladas pela justiça

Depois de três anos

Mais uma grande vitória para quem faz a luta! A Petrobrás foi derrotada na justiça por suas arbitrariedades e práticas antissindicais na greve de 2020 e não há mais como reverter. Essa é uma grande conquista para a categoria petroleira e principalmente os trabalhadores embarcados que nos últimos anos têm sido alvo de sucessivos ataques por parte dos gestores das unidades offshore e da gestão da UN-BS.

O Sindipetro Litoral Paulista, por meio do seu departamento jurídico, conseguiu, mais uma vez, a manutenção da decisão na Justiça das demissões e punições ilegais de cinco petroleiros da P-67 que exerceram o direito de greve na mobilização nacional da categoria ocorrida em 2020. Além disso, também manteve o cancelamento das punições dos trabalhadores da P-66. A decisão transitou em julgado.

A sentença também determinou que seja extraído todo e qualquer documento do sistema relacionado às penalidades impostas de forma arbitraria. Depois de três anos de tramitação, a decisão não cabe mais ser revista e os trabalhadores podem enfim dormir tranquilamente. Agora, o departamento jurídico irá entrar com ação de reparação pelo mal causado pela Petrobrás aos envolvidos que estão sendo convocados pelo  Jurídico para entrar com ações por dano moral e ressarcimento de prejuízos profissionais e  financeiros.

A decisão só demonstra que a organização dos trabalhadores e comprometimento da categoria nas lutas são as armas contra os ataques aos trabalhadores e  não devem ficar sem resposta!