Assembleias, setorial, plantões e reuniões fizeram parte da agenda semanal da Diretoria

De 19 a 23 de junho

A diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista teve uma semana repleta de atividades. Na segunda-feira (19), houve uma reunião com o gerente da Operação do Tebar, em São Sebastião. A semana começou também com o plantão Dap na sede e subsede que acontece semanalmente de segunda a sexta-feira. Os dirigentes do Sindicato, Fábio Mello e Eberton Masuzzo, estiveram na RPBC, em Cubatão, participando do DDS do laboratório e fizeram inspeção nas condições do setor.

No dia seguinte, terça-feira (20), ocorreram diversas reuniões e assembleias. Houve a reunião de abertura da Auditoria Externa - SPIE da UTGCA, em Caraguatatuba, além de uma entrevista com um representante sindical e reunião com representantes dos trabalhadores da P-70 sobre sistema de frequência. Também foi o dia da reunião semanal da Diretoria da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Nesse dia, a manhã com assembleias para os trabalhadores dos terminais da Alemoa, em Santos, e Tebar, em São Sebastião. A pauta principal foi o pagamento da complementação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2022 como forma de abono. Além disso, a diretoria esteve presente no Tebar, em São Sebastião, para conversar com os trabalhadores administrativos sobre a PLR. A Diretoria também esteve na RPBC, em Cubatão, nas áreas e unidade conversando com os trabalhadores sobre diversos temas e colhendo demandas. O trabalho de base na refinaria prosseguiu na quarta-feira.

No aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a diretoria do sindicato realizou um plantão semanal, que acontece de terça a quinta-feira, para conversar com os petroleiros no embarque e desembarque para as plataformas de petróleo da Petrobrás, ouvindo suas dúvidas, demandas e reclamações, que seriam posteriormente discutidas em reuniões com a empresa. No período da tarde ocorreu na sede e subsede do Sindipetro a rodada de assembleia para da PLR e a noite se encerrou com o mesmo pleito para os trabalhadores do Terminal de Pilões, em Cubatão.

Os petroleiros e petroleiras lotados nas unidades da Transpetro do Litoral Paulista aprovaram, por unanimidade, o Acordo Coletivo de Trabalho para pagamento da complementação da PLR de 2022 como forma de abono. A gestão da subsidiária propôs o pagamento da diferença de 53% da PLR em forma de abono.

Na quarta-feira (21), o diretor do Sindipetro, Adaedson Costa, participou da gravação do videocast Papo Aberto. Além disso, a FNP fez uma apresentação abordando o papel da entidade no movimento sindical petroleiro e na defesa da Petrobrás, no Edifício Horta Barbosa (EDIHB), no Rio de Janeiro. O histórico de atuação da FNP na defesa dos direitos dos petroleiros, na luta contra o desmonte e a privatização da companhia, bem como as perspectivas atuais com o novo governo em relação à categoria petroleira foram discutidos.

A quinta-feira (22) foi marcada por reuniões importantes. Houve a reunião ordinária da CIPA de Santos e a reunião com GG RPBC para tratar dos problemas laboratório. Além disso, ocorreu a reunião de encerramento da Auditoria Externa - SPIE da UTGCA. Nesse dia, a Diretoria do Sindipetro-LP entregou kits contendo materiais do sindicato em apoio aos trabalhadores que têm participado ativamente das reuniões da CIPA. Também foram entregues mais kits na UTGCA, em Caraguatatuba, durante uma palestra sobre judô, enfatizando a importância da atividade física como promotor de saúde mental. Os dirigentes estiveram reunidos com o RH da Petrobrás para tratar do CFT. O dia encerrou com a setorial dos petroleiros e petroleiras do laboratório para tratar do setor que está em vias de ser fechado graças ao acumulo de problemas.

Finalmente, na sexta-feira, a diretoria do Sindipetro-LP e da FNP se reuniu com a gestão de Recursos Humanos da Petrobrás para discutir diversos assuntos, como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o Programa de Prêmio por Performance (PPP), o Plano de Classificação e Avaliação de Cargos (PCAC), o Plano de Carreira e Remunerações (PCR) e o Avanço de Nível e Promoção (ANPR). Essa reunião foi uma devolutiva do que foi solicitado pela Federação. A sexta também contou com a Ciplat da p-69.

A diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista teve uma semana movimentada, com reuniões, assembleias, plantões, entregas de kits e discussões importantes com a empresa, visando sempre a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores petroleiros do Litoral Paulista.