XIV Congresso da FNP começa nesta quinta-feira (06) e mira a organização da categoria para o acordo coletivo

Na luta!

Sob o lema “Reconstruir a Petrobrás e Recuperar Direitos”, instância máxima da FNP reúne delegados dos sindicatos filiados para deliberar a linha de ação política no próximo ciclo de lutas

Entre quinta-feira e domingo (06 a 09/07), acontece o XIV Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), no Hotel Windsor Florida, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Cerca de 200 delegados, observadores e convidados dos Sindipetros Litoral Paulista (SP), São José dos Campos (SJC), Rio de Janeiro (RJ), Alagoas e Sergipe (AL/SE) e Pará/Amazônia/Maranhão/Amapá (PA/AM/MA/AP) participam desta edição sob o lema “Reconstruir a Petrobrás e Recuperar Direitos”.

O Congresso nacional da FNP tem por objetivo organizar a categoria petroleira para os desafios do acordo coletivo e nortear as ações da federação. Lá, os delegados vão discutir as cláusulas econômicas e sociais que serão inseridas na pauta reivindicatória a ser apresentada às empresas do Sistema Petrobrás, Fundação Petros e demais companhias do setor privado durante a campanha salarial.

A avaliação da realidade política e o debate sobre a conjuntura nacional e internacional, a fim de forjar uma linha de ação para os petroleiros e petroleiras, também estão na programação do evento em painéis com a participação dos dirigentes políticos José Maria de Almeida (PSTU), Valério Arcary (PSOL), Sofia Manzano (PCB), entre outros.

O XIV Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros ainda vai analisar e deliberar o orçamento de despesas e receitas do próximo ano e acompanhar a prestação de contas da entidade referente ao último ano, com base no parecer do Conselho Fiscal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO XIV CONGRESSO DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PETROLEIROS “RECONSTRUIR A PETROBRÁS E RECUPERAR DIREITOS”:

QUINTA-FEIRA – 06/07/2023

– Chegada das delegações e da comissão organizadora do Congresso;

10:00 – 18:00 – Credenciamento

14:00 – VIII Plenária Nacional de Aposentados da FNP – Organização e Defesa dos Aposentados, Pensionistas e Idosos

Palestrante: Luiz Legnani, ex presidente e membro do CNPI – (Conselho Nacional da Pessoa Idosa) e CNS (Conselho Nacional de Saúde).

14:30 – 15:20 – Previdência Pública, Projetos e Reivindicações dos Aposentados, Pensionistas e Idosos

15:20 – 16:00 – Organização de Propostas e Reivindicações

– Conforme documentos, pautas, teses do regimento.

16:00 – 18:00 – Painel internacional : Os cenários políticos dos governos na América Latina

Palestrantes:

1 – José Maria de Almeida – Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT-QI), Membro da Direção Nacional do PSTU;

2 – Eduardo Gonçalves Serra – Prof. da Escola Politécnica e do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ, ex-reitor da UFRJ e membro da Direção Nacional do PCB;

3 – Valerio Arcary – Professor titular aposentado do IFSP e membro do diretório nacional do PSOL.

18:15 – 20h00 – Assembleia de Abertura;

Pautas:

1 – Votação do regimento;

2 – Prestação de Contas da FNP.

– Informes da organização do congresso

– Apresentação da prestação de contas.

• Mesa: Adaedson, Eduardo Henrique, Natália Russo, Mácia Bezerra Leitão, Bruno Terribas e uma delegada do PAAM.

SEXTA-FEIRA – 07/07/2023

8:30 – 10:20 – Painel sobre a conjuntura nacional e Geopolítica do petróleo

Palestrantes:

1 – Atnagoras Lopes – Executiva Nacional da CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular;

2 – Sofia Padua Manzano – Prof. UESB, economista pela PUC-SP, mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP, Dra. em História Econômica pela USP, autora do livro Economia Política para os trabalhadores e Membro do PCB;

3 – Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus – Professora e Vereadora pelo PSOL Aracaju.

10:20 – 12:10 – Painel sobre Petros e AMS;

A – Petros : Equacionamentos e Participaçao na gestão da Petros

1 – Ronaldo Tedesco Vilardo – Petroleiro e ex-conselheiro deliberativo da Petros;

2 – Silvio Sinedino Pinheiro – Petroleiro e ex-conselheiro deliberativo da Petros.

B – AMS: Plano de saúde digno para categoria petroleira

1 – Adaedson Bezerra Costa – Petroleiro, advogado, diretor do Sindipetro Litoral Paulista, diretor Cepe Santos e Secretário-Geral da Federação Nacional dos Petroleiros;

2- Vinícius Camargo Pereira da Costa – Petroleiro, diretor do Sindipetro Rio de Janeiro e da Federação Nacional dos Petroleiros.

14:00 – 16:00 – Painel: Negociações com a Petrobrás, Terceirização/Representação do

Setor Privado e Impactos das Decisões do STF nas Áreas Trabalhistas

Palestrantes:

1 – Gladys de Carvalho Goulart – Assistente Social, ex. Ger. Relações Sindicais Petrobras;

2 – Raquel de Oliveira Sousa – Advogada do Sind. Alagoas e Sergipe e da FNP;

3 – José Henrique Coelho – Advogado do Sindipetro LP e da FNP.

Primeira parte:

– Gladys

Segunda parte:

– Raquel e Coelho

16:00 – 17:25 – Painel do Jurídico: Ataques jurídicos contra os trabalhadores (assedio, práticas antissindicais e ataques às instituições)

17:40 – 18:55 – Painel de Comunicação: Integração entre as entidades e Como melhorar

a comunicação com a categoria

18:55 – 20:55 – Painel Petrobrás para os Brasileiros: Reconstrução da Petrobrás, Volta da

Petrobras ao Nordeste, Transição energética. (IBEPS e ILAESE);

Papel da Comunicação na Reconstrução da Petrobras (OSP).

Palestrantes:

1 – Eric Gil Dantas – Economista do IBEPS, é doutor em Ciência Política (UFPR) e pesquisador de pós-doutorado (FGV-SP);

2 – Gustavo Henrique Lopes Machado – Pesquisador do Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos – ILAESE e doutorando em Filosofia Política pela UFMG;

3 – Júlia Gabriela Pedroso de Almeida e Leandro Olímpio da Rocha– Representantes do Observatório Social do Petrobrás (Multiartista, Comunicadora e Formando em arte UFRJ/Jornalista e Documentarista).

Primeira parte:

– IBEPS e ILAESE, 20 minutos de exposição cada;

Segunda parte:

– Observatório Social da Petrobrás;

SÁBADO – 08/07/2023

08:30 – 10:30 – Painel: Teses

• As Teses que serão apresentadas por ordem de número de assinaturas de delegados do congresso até o limite de 5, ou seja, serão apresentadas até 5 teses com o maior número de assinaturas dos delegados.

10:30 – 12:30 – Almoço

14:00 – 16:00:

• 05 Grupos de trabalho concomitantes e em separado, vedada a participação em mais de um grupo.
  • A sistemática de trabalho será a mesma para todos os grupos, ou seja, primeiro pegar todas as contribuições dos congressos regionais nos temas que for responsabilidade do grupo e ver se está contemplado, caso não, fazer alteração que entender pertinente, somente após fazer proposta novas, para não haver duplicidade ou conflitos de propostas.

Disposição dos grupos para todas as atividades:

Grupo 1 – Defesa e Reconstrução da Petrobras (campanhas/incursões/plano estratégico), Campanha Reivindicatória (Indices/mobilizações/estrategias/capitulo I do act), Setor Privado (representação/organização), Oposições (Organização/Plano de Ação).

Obs: Este grupo trabalhará com o capítulo I do ACT e a sistematização dos congressos regionais dos sindicatos filiados naquilo que for referente aos temas do grupo.

Grupo 2 – PLR/PPP (regramento), Efetivo (mínino/próprios/reposição), Regime de Trabalho (Termo/alimentação/condições), Plano de Cargos (PCAC/PCR/transferências/mobiliza), Banco de Horas (adm/turno/regramento) e Vantagens (capítulo II do ACT).

Obs: Este grupo trabalhará com os capítulos II, V e IV do ACT e a sistematização dos congressos regionais dos sindicatos filiados naquilo que for referente aos temas do grupo.

Grupo 3 – Terceirização (garantias/primeirização), Segurança, Meio Ambiente e Saude Ocupacional (capítulo VII ACT Petrobras), Segurança no emprego (Capítulo IV do ACT Petrobras).

Obs: Este grupo trabalhará com os capítulos IV e VII do ACT e a sistematização dos congressos regionais dos sindicatos filiados naquilo que for referente aos temas do grupo.

Grupo 4 – Benefícios (defesa AMS/capítulo III ACT Petrobras), Petros (defesa/equacionamento/partipação na gestão/eleições), Teletrabalho (PCD/indenização/abrangência) Saúde Pública, Privada e Assistência Social;

Obs: Este grupo trabalhará com o capítulo III do ACT e a sistematização dos congressos regionais dos sindicatos filiados naquilo que for referente aos temas do grupo.

Grupo 5 – Relações Sindicais (práticas antissindicais/Capítulo VIII ACT Petrobras), Anistia (reintegrados/não reintegrados/demitidos/punidos), Combate à Opressão, Assédios Moral, Sexual e Igualdade de Gênero (punições/campanhas/procedimentos/acesso), Outras Disposições (capítulo IX do ACT Petrobras/demais temas não abrangidos em outros grupos).

Obs: Este grupo trabalhará com os capítulos VIII e IX do ACT e a sistematização dos congressos regionais dos sindicatos filiados naquilo que for referente aos temas do grupo.

16:15 – 17:00 – Reunião da diretoria da FNP com os representantes das oposições, minorias e direções não filiadas

Pauta: – Organização e reconhecimento da FNP.

17:00 – 18:00 – Painel de Anistia: Responsabilidade de Empresas Por Violações a Direitos Durante a Ditadura, PETROBRAS

PalestranteLucineida Dovao Praun – Docente da Universidade Federal do Acre.

17:00 – 19:30 – Sistematização das teses, pautas, moções e documentos

– Comissão do Congresso e apoio.

DOMINGO – 09/07/2023

08:30 – 12:00 – Assembleia Final

Pautas:

1 – Alteração do estatuto;

2 – Votação das teses, pautas, moções e documentos.

Fonte: FNP