Julho Amarelo: Promovendo a Prevenção, Testagem e Tratamento das Hepatites Virais para Preservar a Vida

Mês de conscientização

O "Julho Amarelo" é um mês dedicado à prevenção, tratamento e controle das hepatites virais. A campanha foi instituída como Lei Municipal em Santos em 2016 e, posteriormente, tornou-se Lei Federal em 2019. Durante o mês de julho, diversos locais públicos e privados em Santos serão iluminados com a cor amarela em apoio à conscientização sobre as hepatites virais.

A Hepatite é uma doença que pode ser grave e muitas vezes assintomática, mas que pode levar a complicações como cirrose e câncer de fígado. Atualmente, a vacinação contra a Hepatite B está disponível para pessoas de todas as idades nas Unidades Básicas de Saúde da região. Porém, ainda não há vacina disponível para a Hepatite C.

É importante prevenir a Hepatite C através de medidas como evitar o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como alicates de unha e aparelhos de barbear, que não tenham sido devidamente esterilizados. O vírus da Hepatite C pode sobreviver por até 72 horas fora do organismo humano, inclusive em tintas de tatuagem. É fundamental utilizar equipamentos especiais para a esterilização adequada.

A exposição a produtos hepatotóxicos pode acelerar a progressão da doença em pessoas infectadas pelos vírus B e C, embora não haja uma relação causal direta.

A sede do Grupo Esperança, uma ONG apoiada pelo Sindipetro-LP e que oferece apoio a portadores do vírus da Hepatite C na Baixada Santista, está localizada no prédio do Sindipetro-LP desde sua fundação em 1999. O Grupo Esperança tem desempenhado um papel importante na promoção da campanha "Julho Amarelo" e na conscientização sobre as hepatites virais.

A prevenção da Hepatite B envolve a vacinação, enquanto o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para a Hepatite C. É recomendado realizar testes de detecção da doença em unidades de saúde ou solicitar a sorologia das Hepatites B e C ao médico durante uma consulta.

Lembre-se: Vacinar para prevenir a Hepatite B e Testar, Tratar e Curar a Hepatite C são medidas importantes para a saúde individual e coletiva.