Gerência das plataformas muda data da Ciplat da P-66, impedindo a participação de um representante do Sindipetro-LP

Ataque à Representação Sindical

Na última reunião unificada da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em Plataformas (Ciplat), em ocasião da posse dos novos membros das CIPAs das plataformas, foi apresentado pela empresa um calendário com os eventos programados para a nova gestão da Cipa, agendados para o ano inteiro, de julho deste ano até junho de 2024. Dentre esses compromissos estava a data em que um representante do Sindipetro-LP deveria visitar a plataforma P-66 e acompanhar a reunião da Ciplat, marcada para o dia 14 de julho. Essa data foi fixada na agenda da diretoria do sindicato e da FNP, levando em consideração outros compromissos importantes.

No entanto, fomos informados pela empresa de que a reunião da Ciplat da P-66 seria adiantada para o dia 10 de julho e que, portanto, o representante do sindicato teria que estar disponível no dia 8, no Rio de Janeiro, para embarque no dia 9. Ocorre que é de conhecimento da empresa que nesse período a diretoria do sindicato estaria comprometida com o Congresso Nacional da FNP, o que dificultaria a organização sindical de estar a bordo na data apresentada pelo gestor da plataforma.

O sindicato entrou em contato com a gerência para solicitar que a data originalmente programada fosse mantida, mas não fomos atendidos. Diante dessa mudança repentina e da intransigência da gestão das plataformas de Tupi, consideramos mais uma afronta à representação sindical. Infelizmente, não é a primeira vez que os gestores da empresa utilizam esse tipo de estratégia, sabendo que o sindicato não poderá comparecer aos compromissos agendados.

É importante destacar que sem a presença do sindicato nas reuniões de Ciplat, é comum que os Geplats não registrem as demandas apresentadas, na tentativa de resolver os problemas sem registros oficiais. A presença do sindicato nessas reuniões é fundamental para garantir que todas as denúncias sejam devidamente abordadas e que a empresa assuma a responsabilidade pela solução dos problemas apresentados.

Essa situação recorrente evidencia mais um ataque à representação sindical por parte da gerência das plataformas. Diante desses fatos e para evitar que essa situação se repita, esperamos que a empresa reconsidere a mudança da data, mantendo aquela que havia sido previamente agendada. Caso contrário, nos sentiremos obrigados a denunciar essa conduta ao Ministério Público do Trabalho, visando à proteção dos direitos dos trabalhadores e para garantir a representatividade sindical.