Núcleo Permanente de Formação do Sindipetro-LP promove cursos na sede do sindicato em Santos

Dia 3 e 4 de agosto

O Núcleo Permanente de Formação do Sindipetro-LP irá realizar os cursos “Noções sobre Economia do Petróleo” e “A Petrobrás no contexto da transição energética”, respectivamente nos dias 3 e 4 de agosto. Os cursos serão ministrados pelo economista do IBEPS, Eric Gil Dantas e realizados de forma presencial na sede do sindicato, em Santos.

O curso “Noções sobre Economia do Petróleo”, será no dia 3 de agosto, das 19 às 22h. Em junho o sindicato já havia promovido o curso de noções de economia do petróleo, de forma remota, e o sucesso da primeira edição motivou mais uma vez o curso, mas dessa vez na modalidade presencial.

O objetivo do curso é subsidiar a discussão econômica dos petroleiros com 11 pontos sobre o tema. Na primeira parte da formação será debatida a importância econômica da energia (lato sensu). Em seguida, serão analisadas as particularidades das empresas de energia, mostrando qual é o futuro a ser perseguido no setor. Na oportunidade serão tratados alguns aspectos macroeconômicos da energia, o estado da matriz energética mundial e serão expostos dados importantes sobre a indústria de petróleo no mundo.

Serão também discutidas as características da indústria, tal como o grau de API, os tipos de petróleo de referência (brent e WTI) e a segmentação desta indústria, o alto risco nesta indústria e o motivo pelo qual é importante que a Petrobrás seja uma empresa verticalizada e integrada, será visto  como as reservas petrolíferas impactam na estrutura de preços do barril de petróleo. A formação tratará das características monopolistas/oligopolistas do setor e as rendas diferenciais advindas de diferentes jazidas e será analisada a produção de petróleo e gás no Brasil e como isto impactou no comércio exterior, com aumento da exportação de petróleo cru. Por fim, será vista a estrutura do refino no Brasil e no mundo e a configuração do setor, especificamente, no nosso país e o atual dilema econômico da indústria de petróleo.

Curso “A Petrobrás no contexto da transição energética”
O curso “A Petrobrás no contexto da transição energética” pretende mostrar a importância de investimentos na produção de energias limpas e renováveis e o papel dos petroleiros em busca dessas tecnologias. O curso será realizado no dia 4 de agosto, de forma presencial, na sede do sindicato, em Santos, das 9h às 12h, com pausa para almoço e retorno às 14h até as 17h.

Durante o curso, os inscritos irão analisar os parâmetros gerais da transição energética que está em curso no mundo, e no Brasil em particular, após longos anos de desinvestimento da empresa nessa área, mas que será retomado pela nova gestão da Petrobrás, indicada pelo governo Lula.

No curso discutiremos quais as expectativas para a matriz energética no médio e longo prazo e quais são os desafios para suprir a demanda de produtos energéticos. Serão apresentadas as novas formas de produzir energia e seus potenciais para substituir as energias não-renováveis.

A formação, em ambos os cursos, é gratuita e aberta para sócios e dependentes habilitados do sindicato. As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de julho pelo telefone (13) 3202 1102 ou e-mail secretaria@sindipetrosantos.com.br. O horário de atendimento para inscrições via telefone é de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h e às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h.