Semana da Diretoria do Sindipetro-LP contou com panfletagem, vistoria e pontapé inicial na Campanha Salarial

De 24 a 28 de julho

Os diretores do Sindipetro-LP iniciaram a semana organizando as demandas, incluindo reuniões, perícias e conversas com os membros da base. Na segunda-feira, a semana começou com a reunião da Campanha Nafta PCR - Segunda rodada no Terminal.

O diretor Eduardo assumiu o compromisso de atender os petroleiros das plataformas, que embarcam e desembarcam no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Ele conversou com a categoria sobre o acordo coletivo, problemas nas embarcações e outros assuntos pertinentes ao cotidiano desses trabalhadores. Essa atividade em Jacarepaguá ocorre de terça a quinta-feira. Além disso, a diretoria também participou de uma reunião da FNP, onde trataram de acordo coletivo e demandas da categoria. No Litoral Norte, os dirigentes distribuíram materiais e conversaram com os trabalhadores da UTGCA.

Na quarta-feira (06), as atividades iniciaram com panfletagem e trabalho de base na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, e na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), UTE-EZR, em Cubatão. No mesmo dia, os dirigentes visitaram as unidades na refinaria para conversar com os petroleiros. Também ocorreu a reunião mensal dos aposentados e pensionistas, organizada pelo Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) do Sindipetro-LP. O encontro foi seguido de uma confraternização para celebrar os aniversariantes do mês, realizada na sede e subsede do sindicato. Durante a reunião, foram abordados assuntos como AMS, Petros e ações jurídicas do sindicato. Além disso, o pesquisador do Ibeps, Eric Gil Dantas, apresentou a palestra “Impactos da saída da Petrobrás no Norte e Nordeste”, tema discutido no XIV Congresso Nacional da FNP.

Ainda na quarta, aconteceu reunião entre os quatro (Sindipetro-LP, Norte Fluminense, Espírito Santo e Rio de Janeiro) para avaliar a contraproposta da empresa relacionado ao caos aéreo. A reunião buscou um indicativo em conjunto, que resultará nos próximos dias em assembleias. No LP, em breve soltaremos edital e matéria, chamando para assembleia. Acompanhe as mídias do sindicato.

Na quinta-feira (27), os diretores Juvenal e Mello estiveram no Terminal Portuário da Petrobrás, em Santos, para inspecionar a segurança das instalações. Na semana anterior, foi denunciado um Risco Grave e Iminente-RGI relacionado à refrigeração dos tanques de GLP e às bombas de combate a incêndio, que estavam com problemas de funcionamento. O Sindicato realizou a inspeção para verificar se as melhorias feitas proporcionaram maior segurança ao terminal. O diretor e secretário-geral da FNP, Adaedson Costa, e dirigentes da FNP se reuniram com a gestão da Petrobrás para entregar a Pauta de Reivindicações da categoria, aprovada durante o Congresso Nacional da Federação realizado entre 6 e 9 de julho no Rio de Janeiro. Esse encontro formalizou a intenção de iniciar as negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho.

Na sexta-feira (28), as atividades começaram novamente com panfletagem e trabalho de base na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, e na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), UTE-EZR, em Cubatão.