Em GT, FNP faz propostas para aprimorar ambientes e dia a dia de PCDs e neurodiversos na Petrobrás

Direitos em pauta

Em GT, companhia apresentou ações mais recentes voltadas às pessoas com deficiência e recebeu as demandas da Federação Nacional dos Petroleiros

No dia 14 de julho, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) participou de mais uma reunião do grupo de trabalho (GT) sobre diversidade, pessoas com deficiência (PCDs) e opressões com a Petrobrás.

No encontro, os representantes da empresa fizeram uma apresentação sobre acessibilidade, apontando melhorias nos seguintes pontos:

– Cotas em concurso público – aumento de 5% para 8% de cotas para ingressantes com deficiência ou reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

– Melhoria de acessibilidade na navegação no portal interno e em sites da Petrobrás;

– Legendas em português no Microsoft Teams para transcrição de reuniões;

– Projeto de acessibilidade na reforma do Edifício Sede (Edise);

A FNP reconheceu a importância do plano de trabalho realizado até dezembro de 2022, mas salientou que essas medidas não podem ser apenas pontuais ou restritas aos prédios administrativos.

As representantes da Federação Nacional dos Petroleiros reforçaram aos gestores da companhia a necessidade de se continuar expandindo o trabalho de conscientização e adequação das estruturas das unidades para recepcionar adequadamente as pessoas neurodiversas e PCDs.

Confira abaixo algumas das propostas e pontos críticos a serem resolvidos apresentados pela FNP:

– Que a companhia se comprometa em indicar, sempre que possível, um representante PCD para as CIPAs;

– Expansão do Plano de Acessibilidade para as subsidiárias e unidades operacionais.

– Neurodiversidade: incluir sem excluir – repensar o grupo de discussão, discutir luminosidade, ruído e demais condições específicas para esse público.

– Identificar e corrigir falhas de acessibilidade em simulados, tais como cadeiras especiais apenas nos locais onde PCDs estão lotadas, ignorando a possibilidade de elas estarem em outros ambientes da mesma instalação no momento de um sinistro (exemplo: equipamentos adequados em todos os andares de um prédio).

A FNP ainda tratou dos valores do Programa de Assistência Especial (PAE), que não são atualizados desde 2014, e solicitou também a inclusão de terapias para os dependentes com transtorno do espectro autista.

“É preciso que a Petrobrás, como uma empresa de referência no cenário brasileiro, mostre seu comprometimento em incluir os seres humanos em sua diversidade. A Petrobrás precisa mostrar na prática que todos são bem-vindos”, diz Lilian Boaventura, diretora do Sindipetro RJ.

“Avançamos no teletrabalho integral opcional para PCDs, pais de PCDs e condições específicas de saúde, mas não podemos descuidar da preocupação com acessibilidade nas unidades e pensar na inclusão de forma mais global. Esse foi o sentido das cobranças da FNP”, conclui Natalia Russo, diretora da FNP e do Sindipetro RJ.

Fonte: FNP