Sindipetro-LP convoca petroleiros embarcados a participarem de assembleia sobre Carta Compromisso

Dias 03 e 04

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, convoca todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras, que atuam em offshore da UO-BS, a participarem da assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 03 de agosto (quinta-feira) nas plataformas PMLZ, PMXL,  P-66, P-67, P-68, P-69, P-70 e P-71 e no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O pleito também acontece na sede, em Santos, no dia 04 de agosto, às 16h, em primeira chamada e às 16h30 em segunda chamada.

Na oportunidade serão  votados dois pontos:

1.Aprovação da proposta contida na Carta Compromisso (leia aqui) e ofício RH/RS/NS 278/2023 enviados pela Petrobrás no dia 27/07;

2. Aprovação do fim do estado de greve relacionados ao caos aéreo;

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros e os representantes dos sindipetros offshore indicam a aceitação. A empresa concordou em pagar todas as horas de atraso ou cancelamento de voos de janeiro como vem correndo desde o mês de maio.

É importante ressaltar que em setembro ocorre a nossa data-base, e mesmo resultando em um aumento salarial, não podemos afirmar com certeza que o banco de horas será extinto e que o pagamento será realizado no próximo mês e não somente para janeiro do ano seguinte conforme ACT vigente, onde anualmente recebemos denúncias de gerentes que cooptam trabalhadores a folgar para não pagar esse banco.

Dessa forma, encerrar parte do banco de horas neste acordo atual reduziria significativamente as horas pendentes, especialmente na área offshore, que possui um valor mais elevado devido à adicionais, como, por exemplo, de confinamento. Tal medida irá reforçar nossa posição em extinguir essa prática em toda a área operacional, uma vez que ficaria um quantitativo inferior para quitação caso tenhamos êxito nesse pleito, facilitando o embate nas negociações com a empresa com esse banco já reduzido.

Considerando essa conjuntura e o próximo acordo (ACT), podemos continuar lutando pelo auxílio regional que o sindicato tem buscado, buscando sua transformação em um auxílio nacional igual ao praticado no Norte Fluminense. Além disso, com um banco de horas mais reduzido, que será quitado até 25 de agosto, acreditamos que a empresa encontrará menos resistência em atender às demandas dos trabalhadores para eliminar o banco de horas na área operacional.

O Sindicato ressalta a importância da participação maciça dos embarcados nas assembleias. Só assim demonstraremos a força da categoria que sabe que apesar da mudança do governo terá que continuar empenhada em lutar por seus direitos.